Dinâmicas sociais do desenvolvimento das culturas dos videogames no Brasil: o caso do Counter-Strike
dc.contributor.advisor | Fragoso, Suely Dadalti | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Yago Rafael Chagas de Souza Renato do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T03:27:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257994 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e discutir as culturas dos videogames em seus diferentes lugares sociais através do percurso do jogo Counter-Strike no Brasil. O referencial teórico é dividido em duas partes: na primeira, buscamos definir o que entendemos como cultura dos videogames e o papel da memória coletiva na sua constituição. Além disso, falamos sobre o gênero dos jogos de tiro em primeira pessoa (first person shooters, ou somente FPS), destacando suas principais características e fazendo um apanhado histórico do gênero, desde os primeiros títulos até o Counter-Strike (CS), recuperando o contexto social de seu surgimento e do estabelecimento de uma cultura global de jogos digitais. Na segunda, falamos das culturas de videogames no Brasil e de suas continuidades e descontinuidades, começando pelos consoles, fliperamas e locadoras, da chegada do CS através das lan houses e dos rumos no contexto do jogo após o declínio desses negócios. Na investigação empírica, optou-se por adotar um procedimento multimetodológico, que mescla pesquisa documental, história oral e entrevistas narrativas biográficas para recontar a história do jogo através da memória da comunidade. Em termos gerais, concluiu-se que o Counter-Strike estabelece inicialmente um processo de simbiose com as lans, acompanhando sua expansão nos estados do Brasil a partir de um movimento que começa em capitais e grandes cidades e espalha-se rapidamente pelas periferias. Hoje, as práticas de jogo e as dinâmicas sociais estão calcadas no aumento da complexidade e convergências entre comunicação, tecnologia e comunidades de jogos, acontecendo majoritariamente online, embora os eventos presenciais ainda sejam bastante significativos para os fãs e para a indústria. O jogo é relevante para a inclusão digital, para o aprendizado técnico e para a formação humana, sobretudo entre os jovens, e marca a cultura dos videogames no país através do pioneirismo na institucionalização dos eSports, das aproximações com o futebol, da nostalgia, do espírito de “faça você mesmo” (do it yourself) da comunidade e da performance de padrões de masculinidade hegemônica, sendo parte vital da expansão dos videogames no imaginário social brasileiro. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to identify and discuss videogame cultures in its different social places through the course of the game Counter-Strike in Brazil. The theoretical framework is divided into two parts: in the first, we seek to define what we understand as videogame culture and the role of collective memory in its constitution. In addition, we talk about the genre of first-person shooters (FPS), highlighting its main characteristics and making a historical overview of the genre, from the first titles to Counter-Strike, recovering the social context of its emergence and establishment of a global digital gaming culture. In the second part, we talk about videogame cultures in Brazil and its continuities and discontinuities, starting with consoles, arcades and rental stores, the arrival of CS through lan houses and the directions in the context of gaming after the decline of these businesses. In the empirical investigation, it was decided to adopt a multimethodological procedure, which mixes documental research, oral history and biographical narrative interviews to retell the history of the game through the memory of the community. In general terms, it was concluded that Counter-Strike initially establishes a process of symbiosis with the lans, accompanying its expansion in the states of Brazil from a movement that begins in capitals and large cities and spreads quickly to the peripheries. Today, gaming practices and social dynamics are based on increased complexity and convergence between communication, technology and gaming communities, mostly happening online, although face-to-face events are still quite significant for fans and the industry. The game is relevant for digital inclusion, for technical learning and for human development, especially among young people, and marks the culture of videogames in the country through pioneering in the institutionalization of eSports, approximations with football, nostalgia, the do it yourself spirit of the community and the performance of hegemonic masculinity standards, being a vital part of the expansion of videogames in the Brazilian social imaginary. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Video games | en |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Digital games | en |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Counter-Strike | en |
dc.subject | Lan Houses | en |
dc.title | Dinâmicas sociais do desenvolvimento das culturas dos videogames no Brasil: o caso do Counter-Strike | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001168111 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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