Shaping the statue : three moments in the critical reception of wuthering heights
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho examina diferentes momentos na fortuna crítica de O Morro dos Ventos Uivantes (1847), único romance de Emily Brontë, para determinar de que forma as reações dos leitores e dos críticos refletem os parâmetros da época em que se inserem. A dissertação vem estruturada em três seções. A primeira aponta como era vista a literatura no Século XIX e o que se considerava ser a função da literatura em tempos vitorianos. Apresenta aspectos da vida da autora e as condições de produção d ...
O presente trabalho examina diferentes momentos na fortuna crítica de O Morro dos Ventos Uivantes (1847), único romance de Emily Brontë, para determinar de que forma as reações dos leitores e dos críticos refletem os parâmetros da época em que se inserem. A dissertação vem estruturada em três seções. A primeira aponta como era vista a literatura no Século XIX e o que se considerava ser a função da literatura em tempos vitorianos. Apresenta aspectos da vida da autora e as condições de produção de O Morro dos Ventos Uivantes, além de uma breve introdução a conceitos dos estudos sobre Recepção. A segunda seção analisa as reações dos críticos e leitores das recepções do romance, ocorridas durante o século XIX, utilizando como apoio uma seleção de textos críticos extraídos dos periódicos Athenaeum (1847) e Atlas (1848), e também o texto escrito por Charlotte Brontë no "Prefácio à Segunda Edição de O Morro dos Ventos Uivantes" (1850). A terceira seção observa como os diferentes olhares sobre a autora e o romance refletem as mudanças de parâmetros ocorridas em cada parâmetro crítico adotado. A vida da autora e seu tempo são abordados através de The Brontës, de Juliet Barker (2007). A recepção crítica de Emily Brontë é acessada através da historiógrafa crítica Joanne Shattock (1997 e 2001). As teorias da recepção são contempladas via Iser (1978) e Jauss (1982). Espero que este exame de diferentes recepções cronológicas de O Morro dos Ventos Uivantes possa também nos informar sobre o desenvolvimento das discussões sobre identidade, papéis de gênero e autoria nos dois últimos séculos. ...
Abstract
The present work examines different moments in the critical reception of Emily Brontë’s only novel, Wuthering Heights (1847), aiming to verify in what ways readers’ and critics’ reactions to the book reflect the parameters of the epochs they are inserted in. The thesis is structured in three sections. The first comments on how literature was seen in the 19th century and imagines what was considered to be the function of literature in Victorian times. Aspects of the author's life are presented, ...
The present work examines different moments in the critical reception of Emily Brontë’s only novel, Wuthering Heights (1847), aiming to verify in what ways readers’ and critics’ reactions to the book reflect the parameters of the epochs they are inserted in. The thesis is structured in three sections. The first comments on how literature was seen in the 19th century and imagines what was considered to be the function of literature in Victorian times. Aspects of the author's life are presented, and the conditions of production of Wuthering Heights are taking into consideration. Concepts from the area of Reception Studies are briefly addressed as well. The second section analyses the reactions of critics and readers in the first reception of the novel, during the 19th century, using as support a selection of critical texts extracted from the journals Athenaeum (1847) and Atlas (1848), and the text written by Charlotte Brontë in the "Preface to the Second Edition of Wuthering Heights" (1850). The third section observes how the different views on the author and the novel reflect the new critical parameters adopted in the literary circles. The author's life and her time are addressed through Juliet Barker's The Brontës (2007). Emily Brontë's critical reception is accessed through critical historiographer Joanne Shattock (1997 and 2001). The Reception theories are contemplated via Iser (1978) and Jauss (1982). I hope that this examination of different chronological receptions of Wuthering Heights can also inform us about the development of discussions on identity, gender roles and authorship in the last two centuries. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2895)Letras (1781)
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