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dc.contributor.advisorBauer, Caroline Silveirapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Débora de Quadrospt_BR
dc.date.accessioned2023-05-12T03:26:21Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257974pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata da importância, características e usos de materiais paradidáticos, assim como a relação entre a história do trabalho a partir da Revolução Industrial, e como o processo de industrialização evidenciou ainda mais a desigualdade de Gênero a partir da inserção das mulheres no trabalho das fábricas, fato ocorrido não apenas no contexto da industrialiação europeia, mas também na brasileira, com marcantes exemplos na História da cidade de Novo Hamburgo. O descontentamento diante de tal desigualdade culminou em protestos que deram origem ao Dia Internacional das Mulheres, que foi um movimento que buscou direitos civis, políticos e trabalhistas e a data ficou como um marco de memória para comemorar os direitos conquistados e buscar outros tantos em busca da Igualdade de Gênero. Como resultado deste trabalho foi produzido um material paradidático sobre o papel das mulheres na Revolução Industrial que visa ser utilizado por alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation examines the relevance, characteristics, and uses of paradidactic classroom handouts, including the relation between the history of labor from the Industrial Revolution forward, and how the industrialization process further emphasized gender inequalities starting from the insertion of women into the workforce in factories, a fact that occurred not only in the context of European industrialization, but as well as in Brazil, with remarkable examples in the history of the city of Novo Hamburgo. The dissatisfaction in the face of such inequalities culminated in protest that gave origin to International Women's Day, which was a movement that sough civil, political, and labor rights. The date persisted as a memorial to celebrate the rights conquered moreover to seek many others in pursuit of Gender Equality. As a result of this dissertation, a paradidactic classroom handout was produced about the role of women in the Industrial Revolution that aims to be utilized by students in the 8th and 9th grades of Elementary School.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching Historyen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectProduction and disseminaton of historical narrativesen
dc.subjectHistória do trabalhopt_BR
dc.subjectParadidactic materialen
dc.subjectHistory of labor in Brazilen
dc.titleChão de fábrica : uma proposta de criação de material paradidático sobre o trabalho feminino e a Revolução Industrial no Brasil e no mundo (séc. XIX e XX)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPacievitch, Carolinept_BR
dc.identifier.nrb001168350pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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