Construção e avaliação de uma intervenção de planejamento de carreira para estudantes universitários
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Construction and evaluation of a career planning intervention for college students
Assunto
Resumo
Este estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção em grupo na área de planejamento de carreira voltada a estudantes universitários, com base no modelo teórico Hope-Action Theory. Participaram 35 estudantes (22 do grupo de intervenção e 13 do grupo de comparação) com idades entre 19 e 48 anos (M = 23,46; DP = 5,38), de ambos os sexos. O grupo experimental apresentou mudanças mais robustas em termos de tamanho de efeito nas variáveis que avaliavam uma orie ...
Este estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção em grupo na área de planejamento de carreira voltada a estudantes universitários, com base no modelo teórico Hope-Action Theory. Participaram 35 estudantes (22 do grupo de intervenção e 13 do grupo de comparação) com idades entre 19 e 48 anos (M = 23,46; DP = 5,38), de ambos os sexos. O grupo experimental apresentou mudanças mais robustas em termos de tamanho de efeito nas variáveis que avaliavam uma orientação positiva para o futuro (esperança e otimismo) e aspectos relativos à adaptabilidade de carreira. Discute-se acerca de intervenções voltadas para o público universitário e seus desafios, considerando a interface com a saúde mental, além da importância de intervenções pautadas em modelos teóricos consistentes e com instrumentos que possam avaliá-las. ...
Abstract
This study aims to present the development and evaluation of a group intervention in the area of career planning aimed at university students, based on the Hope-Action Theory model. A total of 35 students (22 in the intervention group and 13 in the comparison group) participated, aged between 19 and 48 years (M = 23.46; SD = 5.38), both sexes. The experimental group presented more robust changes in terms of effect size in the variables that evaluated a positive orientation to the future (hope a ...
This study aims to present the development and evaluation of a group intervention in the area of career planning aimed at university students, based on the Hope-Action Theory model. A total of 35 students (22 in the intervention group and 13 in the comparison group) participated, aged between 19 and 48 years (M = 23.46; SD = 5.38), both sexes. The experimental group presented more robust changes in terms of effect size in the variables that evaluated a positive orientation to the future (hope and optimism) and aspects related to career adaptability. We discussed the importance of interventions aimed at undergraduate students and their challenges, considering the interface with mental health, besides the importance of interventions based on consistent theoretical models and with instruments that are able to evaluate them. ...
Resumen
Este estudio tiene por objetivo presentar la construcción y evaluación de una intervención en equipos en el área de planeamiento de carrera con estudiantes universitarios, basada en el modelo teórico Hope-Action Theory. Participaron 35 estudiantes (22 del grupo intervención y 13 del grupo de comparación) con edades de 19 a 48 años (M = 23,46; DP = 5,38), de ambos sexos. El grupo experimental presentó cambios más robustos en términos del tamaño del efecto de las variables que evaluaban una orien ...
Este estudio tiene por objetivo presentar la construcción y evaluación de una intervención en equipos en el área de planeamiento de carrera con estudiantes universitarios, basada en el modelo teórico Hope-Action Theory. Participaron 35 estudiantes (22 del grupo intervención y 13 del grupo de comparación) con edades de 19 a 48 años (M = 23,46; DP = 5,38), de ambos sexos. El grupo experimental presentó cambios más robustos en términos del tamaño del efecto de las variables que evaluaban una orientación positiva para el futuro (esperanza y optimismo) y aspectos relativos en la adaptabilidad de carrera. Se discute acerca de la importancia de intervenciones dirigidas al público universitario y sus desafíos, considerando la interfaz con la salud mental, así como la importancia de las intervenciones basadas en modelos teóricos consistentes e instrumentos que puedan evaluarlas. ...
Contido em
PsicoUSF. Bragança Paulista. Vol. 25, n. 4 (out./dez. 2020), p. 697-709
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License