Experiência do paciente acerca da sua segurança no ambiente hospitalar : estudo com métodos mistos
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
Patient experience about their safety in the hospital environment : a mixed methods study
Assunto
Resumo
Introdução: a segurança do paciente tem o seu marco com a publicação do relatório Errar é humano: construindo um sistema de saúde mais seguro, o que provocou o surgimento de inúmeras iniciativas para a construção do cuidado mais seguro e a mitigação dos erros e eventos adversos na assistência. Entre os maiores desafios da atualidade, está a participação e o envolvimento do paciente no seu cuidado, com vistas a uma assistência mais segura, e isso guarda relação com a avaliação da segurança sob o ...
Introdução: a segurança do paciente tem o seu marco com a publicação do relatório Errar é humano: construindo um sistema de saúde mais seguro, o que provocou o surgimento de inúmeras iniciativas para a construção do cuidado mais seguro e a mitigação dos erros e eventos adversos na assistência. Entre os maiores desafios da atualidade, está a participação e o envolvimento do paciente no seu cuidado, com vistas a uma assistência mais segura, e isso guarda relação com a avaliação da segurança sob o prisma da experiência do paciente. Objetivo Geral: analisar a experiência do paciente acerca da sua segurança e os elementos que influenciam tal percepção, em uma instituição hospitalar. Método: trata-se de um estudo misto, com desenho explanatório sequencial, notação QUAN→QUAL, sendo realizado duas etapas sequenciais, de igual peso. A etapa QUAN deu-se mediante aplicação do questionário Patient Measure Safety (PMOS), composta por pacientes adultos (n=250) internados em unidades de internação de um hospital privado de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Após a coleta da etapa QUAN e análise estatística descritiva, por procedimento de conexão, foi realizado a etapa QUAL, mediante a realização entrevistas (n=12) com pacientes, com base na Técnica do Incidente Crítico (TIC). A análise da etapa QUAN foi realizada no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), por meio da estatística descritiva e utilização do Coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman, Teste t-Student ou Análise de Variância (ANOVA) e Teste confiabilidade Alfa de Cronbach. Já na etapa QUAL foi utilizada a Análise de Conteúdo, com apoio do software IRaMuTeQ. A análise final dos resultados foi mediada pela apreciação da totalidade QUAN→QUAL dos dados, na forma de joint display e metainferências. Foram respeitados os preceitos éticos em toda pesquisa. Resultados: os resultados da etapa QUAN apontam o domínio Comunicação e trabalho em equipe com maior escore médio 4,609 (±0,942) e Atribuições e responsabilidades da equipe, menor escore médio 3,960 (±1,288). Na comparação entre homens e mulheres, houve diferença significativa para dois domínios: Organização e Planejamento do cuidado e Equipamento, sendo as mulheres que atribuíram escores mais elevados. A variável idade apresentou associação para os domínios: Comunicação e Trabalho em equipe; Fluxo da informação e Treinamento da equipe, sendo que os pacientes com idade mais avançada, tenderam a escores maiores. A escolaridade apresentou associação para o domínio Atribuições e Responsabilidades da equipe, sendo que quanto mais anos de estudos dos participantes, melhores as avaliações. Também houve associação entre a variável tempo de internação e o domínio Organização e Planejamento do cuidado, ou seja, quanto mais tempo os participantes permaneceram na instituição, tenderam a escores menores. Já na etapa QUAL, elementos relacionados à interação paciente-profissional, comunicação, fluxo da informação, barreiras de segurança, envolvimento do paciente, dimensionamento inadequado, infraestrutura insuficiente e satisfação pelo atendimento foram apontados como contribuintes para a percepção acerca da experiência do paciente. Considerações finais: a avaliação da experiência do paciente apresenta elementos importantes para o cuidado seguro, e ainda, mostra-se como uma maneira de inserir o paciente nos processos estratégicos das instituições hospitalares. ...
Abstract
Introduction: patient safety has its milestone with the publication of the report Err é humano: building a uma Saúde Safer, which led to the emergence of numerous initiatives to build safer care and to mitigate errors and adverse events. in assistance. Among the greatest challenges today is the participation and involvement of patients in their care, with a view to safer care, and this is related to the assessment of safety from the perspective of the patient's experience. General Objective: to ...
Introduction: patient safety has its milestone with the publication of the report Err é humano: building a uma Saúde Safer, which led to the emergence of numerous initiatives to build safer care and to mitigate errors and adverse events. in assistance. Among the greatest challenges today is the participation and involvement of patients in their care, with a view to safer care, and this is related to the assessment of safety from the perspective of the patient's experience. General Objective: to analyze the patient's experience about their safety and the elements that influence this perception, in a hospital institution. Method: this is a mixed study, with a sequential explanatory design, QUAN→QUAL notation, with two sequential steps of equal weight. The QUAN stage was carried out through the application of the Patient Measure Safety (PMOS) questionnaire, composed of adult patients (n=250) hospitalized in inpatient units of a private hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. After collecting the QUAN stage and descriptive statistical analysis, using a connection procedure, the QUAL stage was carried out, through interviews (n=12) with patients, based on the Critical Incident Technique (TIC). The analysis of the QUAN step was performed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software, using descriptive statistics and using the Pearson or Spearman correlation coefficient, Student's t-test or Analysis of Variance (ANOVA) and Alpha reliability test from Cronbach. In the QUAL stage, Content Analysis was used, supported by the IRaMuTeQ software. The final analysis of the results was mediated by the appreciation of the QUAN→QUAL totality of the data, in the form of joint display and meta-inferences. Ethical precepts were respected in all research. Results: the results of the QUAN stage point to the Communication and teamwork domain with the highest mean score of 4.609 (±0.942) and Attributions and responsibilities of the team, the lowest mean score of 3.960 (±1.288). In the comparison between men and women, there was a significant difference for two domains: Organization and Planning of care and Equipment, with women giving higher scores. The age variable was associated with the domains: Communication and Teamwork; Information flow and staff training, with older patients tending to have higher scores. Schooling was associated with the domain Attributions and Responsibilities of the team, and the more years of study of the participants, the better the evaluations. There was also an association between the length of stay variable and the Organization and Care Planning domain, that is, the longer the participants stayed in the institution, the tended to have lower scores. In the QUAL stage, elements related to patient-professional interaction, communication, information flow, safety barriers, patient involvement, inadequate sizing, insufficient infrastructure and satisfaction with care were identified as contributors to the perception of the patient's experience. Final considerations: the evaluation of the patient's experience presents important elements for safe care, and yet, it is shown as a way to insert the patient in the strategic processes of hospital institutions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Coleções
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Ciências da Saúde (9085)Enfermagem (624)
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