Construção e implementação do referencial curricular de Canoas/RS : as repercussões no componente curricular educação física sob o olhar de seu professorado
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar como professores de Educação Física do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Canoas/RS compreendem o processo de construção e implementação do referencial curricular da referida rede, bem como as repercussões no seu trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, cuja coleta de informações foi realizada através de diferentes instrumentos como: questionário, entrevistas semiestruturadas, observação, diário de campo ...
A presente pesquisa tem por objetivo analisar como professores de Educação Física do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Canoas/RS compreendem o processo de construção e implementação do referencial curricular da referida rede, bem como as repercussões no seu trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, cuja coleta de informações foi realizada através de diferentes instrumentos como: questionário, entrevistas semiestruturadas, observação, diário de campo e análise de documentos, em duas escolas do município de Canoas. O referencial teórico traz discussões sobre Currículo a partir de Libâneo (2015), Apple (2006) e Tomaz Tadeu (2005); Trabalho Docente na perspectiva de Tardif e Lessard (2008) e elementos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular de Canoas (RCC), para subsidiarem as análises ao encontro dos objetivos propostos. Dentre os achados desse estudo, destaco que os professores percebem o processo de construção do RCC, como um espaço rico e potente, o qual permitiu a troca entre os pares, fazendo com que se sentissem inseridos no processo e participantes da construção do documento final. Apesar do RCC ser um documento bem elaborado, ele não é passível de aplicação/suporte em diferentes contextos de ensino. Foi evidenciado ao longo das análises que existem demandas educacionais que não estão contempladas no RCC, nem na BNCC, como é o caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da inclusão escolar e das competições escolares. ...
Resumen
Esta investigación tiene como objetivo analizar cómo los profesores de educación física de la escuela primaria de la Red Municipal de Canoas/RS comprenden el proceso de construcción e implementación del marco curricular de la referida red, así como las repercusiones en su trabajo docente. Se trata de una investigación descriptiva con enfoque cualitativo, cuya información fue recolectada a través de diferentes instrumentos como: cuestionario, entrevistas semiestructuradas, observación, diario de ...
Esta investigación tiene como objetivo analizar cómo los profesores de educación física de la escuela primaria de la Red Municipal de Canoas/RS comprenden el proceso de construcción e implementación del marco curricular de la referida red, así como las repercusiones en su trabajo docente. Se trata de una investigación descriptiva con enfoque cualitativo, cuya información fue recolectada a través de diferentes instrumentos como: cuestionario, entrevistas semiestructuradas, observación, diario de campo y análisis de documentos, en dos escuelas del municipio de Canoas. El referencial teórico trae discusiones sobre Curriculum de Libâneo (2015), Apple (2006) y Tomaz Tadeu (2005); El Trabajo Docente desde la perspectiva de Tardif y Lessard (2008) y elementos de la Base Curricular Común Nacional (BNCC) y la Referencia Curricular de Canoas (RCC), para subsidiar los análisis para cumplir con los objetivos propuestos. Entre los hallazgos de este estudio, destaco que los docentes perciben el proceso de construcción de la RCC como un espacio rico y potente, que permitió el intercambio entre pares, haciéndolos sentir incluidos en el proceso y partícipes de la construcción del documento final. Aunque el RCC es un documento bien diseñado, no se puede aplicar/apoyar en diferentes contextos de enseñanza. Se evidenció a lo largo de los análisis que existen demandas educativas que no están contempladas en la RCC, ni en la BNCC, como es el caso de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), la inclusión escolar y los concursos escolares. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9085)
Este item está licenciado na Creative Commons License