Show simple item record

dc.contributor.authorGlass, Ronald Davidpt_BR
dc.contributor.authorGandin, Luis Armandopt_BR
dc.contributor.authorFajardo, Ananyr Portopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-25T03:38:06Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257424pt_BR
dc.description.abstractEste artigo examina, critica e amplia os fundamentos ontológicos, epistemológicos, éticos e políticos da teoria da educação libertadora de Paulo Freire; também situa o legado de Freire dentro da aplicação global de suas ideias em um amplo espectro de contextos educacionais. O texto defende historicidade e práxis como características essenciais da natureza humana, expõe os problemas das noções de identidades autênticas e constrói um entendimento historicizado da produção de conhecimento. O artigo defende que a educação libertadora deve estar baseada em uma ética sem presunção acoplada a uma política de não-violência militante.pt_BR
dc.description.abstractThis essay examines, critiques, and extends the ontological, epistemological, ethical, and political foundations of Paulo Freire's theory of liberation education; it also situates Freire's legacy within the global application of his ideas in a wide range of educational contexts. It defends historicity and praxis as essential characteristics of human existence, exposes the problems with notions of authentic identities, and elaborates a historicized understanding of knowledge production. The essay argues for liberation education to be grounded in an ethics without righteousness coupled with a politics of militant nonviolence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 38, n. 3 (jul./set. 2013), p. 831-851pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthicsen
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.titleRevisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo Freirept_BR
dc.title.alternativeRevisiting the foundations of liberation education : Paulo Freire's legacyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000901810pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record