Mostrar el registro sencillo del ítem
Revisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo Freire
dc.contributor.author | Glass, Ronald David | pt_BR |
dc.contributor.author | Gandin, Luis Armando | pt_BR |
dc.contributor.author | Fajardo, Ananyr Porto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T03:38:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257424 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo examina, critica e amplia os fundamentos ontológicos, epistemológicos, éticos e políticos da teoria da educação libertadora de Paulo Freire; também situa o legado de Freire dentro da aplicação global de suas ideias em um amplo espectro de contextos educacionais. O texto defende historicidade e práxis como características essenciais da natureza humana, expõe os problemas das noções de identidades autênticas e constrói um entendimento historicizado da produção de conhecimento. O artigo defende que a educação libertadora deve estar baseada em uma ética sem presunção acoplada a uma política de não-violência militante. | pt_BR |
dc.description.abstract | This essay examines, critiques, and extends the ontological, epistemological, ethical, and political foundations of Paulo Freire's theory of liberation education; it also situates Freire's legacy within the global application of his ideas in a wide range of educational contexts. It defends historicity and praxis as essential characteristics of human existence, exposes the problems with notions of authentic identities, and elaborates a historicized understanding of knowledge production. The essay argues for liberation education to be grounded in an ethics without righteousness coupled with a politics of militant nonviolence. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 38, n. 3 (jul./set. 2013), p. 831-851 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ethics | en |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Educação libertadora | pt_BR |
dc.subject | Ontologia | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.title | Revisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo Freire | pt_BR |
dc.title.alternative | Revisiting the foundations of liberation education : Paulo Freire's legacy | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000901810 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39580)Ciencias Humanas (6795)