Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Tauana D'Ambrosi Silva dopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-20T03:21:08Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257270pt_BR
dc.description.abstractA embalagem é consequência da necessidade de conservar e transportar alimentos e, hoje, além do seu uso inicial, é um recurso de informação e comunicação para a marcas, que age de forma autônoma na comercialização de produtos. O crescente consumo efêmero combinado com o descarte prematuro das embalagens, contribui diretamente para problemas ambientais, tais como esgotamento de matéria-prima e geração de resíduos. O reúso de embalagens apresenta-se como uma oportunidade para reduzir consideradamente estes impactos ambientais. Considerando que a maneira como os usuários interagem com os produtos influencia diretamente no seu comportamento, este trabalho tem como objetivo elaborar um diagnóstico sobre o reúso de embalagens de bem de consumo não duráveis, a fim de identificar quais atributos podem contribuir para o desenvolvimento de embalagens longevas. A partir de uma metodologia dividida em 5 fases e com base em uma abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada a partir de um questionário online e de entrevistas em profundidade. Entre os resultados obtidos, observou-se que o reúso é um hábito aprendido dentro de casa e transmitido por familiares. Na função prática, a preferência dos usuários é por bocais de embalagens largos, que possibilitem a limpeza total da parte interna e a entrada de novos produtos. Na função estética, a necessidade de as embalagens transparentes foi a mais mencionada, já que a transparência facilita a visualização do produto e não interfere na estética dos ambientes. Entre as sugestões para a função simbólica, está o desenvolvimento de embalagens de reúso com a possibilidade de personalização, que possibilitam a criação de um vínculo entre o usuário e a embalagem. Por fim, na função ecológica, o destaque fica para a criação de embalagens que possuam informações sobre formas de reutilizá-las, por quanto tempo essa embalagem deve ser reusada antes de danificar o material, para que assim ela possa ser reciclada da maneira correta.pt_BR
dc.description.abstractPackaging started with the sole purpose of being a protection to the products. Nowadays, besides its initial usage, packaging is an information and communication resource for brands, which act autonomously in the marketing of products. The growing consumption of foods and products in general, and the premature disposal of packaging increases environmental problems, such as raw material depletion and excess garbage. Reusing the packaging is an alternative to reduce environmental impact. Considering that the way users interact with products directly influences their behavior, this work aims to develop a diagnosis on the reuse of packaging of non-durable consumer goods, to identify which attributes can contribute to the development of long-lasting packaging. With a methodology divided in five parts, and based on a qualitative approach, data was collected by an online questionnaire and in-depth interviews. Among the results it was observed that reuse is a habit learned at home and transmitted by family members. Also, on the practical side the users tend to prefer packaging with big openings, which are easier to clean and to put in another product. Regarding aesthetics, the need for packaging to be transparent was the most mentioned since transparency facilitates the visualization of the product and does not interfere with the aesthetics already present. Among the suggestions of the interviewed, regarding the symbolic function is the development of reuse packaging with personalization, which makes it possible to create a bond between the users and the packaging. Finally, of ecological importance, the most important is the creation of packages that have information on ways to reuse them - like how long this packaging should be reused before damaging the material, so that it can be recycled correctly. At last, this is the opinion of the interviewed and the focus of this project.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign and technologyen
dc.subjectDesign de embalagenspt_BR
dc.subjectPackaging designen
dc.subjectPercepção do usuáriopt_BR
dc.subjectDesign for sustainable behaviouren
dc.subjectPackaging reuseen
dc.subjectUser perceptionen
dc.titleReúso de embalagens : diagnóstico dos atributos das embalagens de bem de consumo não duráveis que contribuem para o reúsopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coJacques, Jocelise Jacques dept_BR
dc.identifier.nrb001166829pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples