Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
What is the attitude of future mathematics teachers towards statistics?
Assunto
Resumo
Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, utilizou-se a versão em português da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) e se realizou censo dos estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi feita análise descritiva das quatro dimensões do instrumento: Afetiva, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade. As atitudes mais positivas foram nas dimensões Valor: importância da estatíst ...
Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, utilizou-se a versão em português da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) e se realizou censo dos estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi feita análise descritiva das quatro dimensões do instrumento: Afetiva, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade. As atitudes mais positivas foram nas dimensões Valor: importância da estatística; e Competência Cognitiva: conhecimento e habilidades intelectuais, enquanto as menos positivas foram Afetiva e Dificuldade. Maior grau de contato com a Estatística no Ensino Básico mostrou relação com atitudes positivas. De acordo com a etapa no curso, quanto maior a etapa, mais positiva é a atitude na Competência Cognitiva e mais negativa é a atitude na dimensão Afetiva. Esses resultados indicam a importância em se conhecer os perfis atitudinais para que sejam adotadas medidas para reverter atitudes negativas. ...
Abstract
In order to measure the attitude of future mathematics teachers towards Statistics, the Portuguese version of the SATS - 28 (Survey of Attitudes Toward Statistics) scale was used and a census of Mathematics Degree students at Federal University of Rio Grande do Sul was carried out. A descriptive analysis of the four dimensions of the instrument was performed: Affective, Cognitive Competence, Value and Difficulty. The most positive attitudes were in the Value dimensions: importance of statistics ...
In order to measure the attitude of future mathematics teachers towards Statistics, the Portuguese version of the SATS - 28 (Survey of Attitudes Toward Statistics) scale was used and a census of Mathematics Degree students at Federal University of Rio Grande do Sul was carried out. A descriptive analysis of the four dimensions of the instrument was performed: Affective, Cognitive Competence, Value and Difficulty. The most positive attitudes were in the Value dimensions: importance of statistics; and Cognitive Competence: knowledge and intellectual skills, while the least positive were Affective and Difficulty. More contact with Statistics in Basic Education showed a relationship with positive attitudes. According to the stage in the course, the higher the stag e, the more positive the attitude in the Cognitive Competence and the more negative the attitude in the Affective dimension. These results indicate the importance of knowing the attitudinal profiles so that measures are taken to reverse negative attitudes. ...
Contido em
Educação matemática em revista - RS. Lajeado. Vol. 2, n. 23 (2022), p. 94 - 102
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42434)Ciências Exatas e da Terra (6316)
Este item está licenciado na Creative Commons License
