Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Luis Henrique Pio dept_BR
dc.date.accessioned2023-04-19T03:25:01Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1518-8221pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257198pt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, utilizou-se a versão em português da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) e se realizou censo dos estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi feita análise descritiva das quatro dimensões do instrumento: Afetiva, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade. As atitudes mais positivas foram nas dimensões Valor: importância da estatística; e Competência Cognitiva: conhecimento e habilidades intelectuais, enquanto as menos positivas foram Afetiva e Dificuldade. Maior grau de contato com a Estatística no Ensino Básico mostrou relação com atitudes positivas. De acordo com a etapa no curso, quanto maior a etapa, mais positiva é a atitude na Competência Cognitiva e mais negativa é a atitude na dimensão Afetiva. Esses resultados indicam a importância em se conhecer os perfis atitudinais para que sejam adotadas medidas para reverter atitudes negativas.pt_BR
dc.description.abstractIn order to measure the attitude of future mathematics teachers towards Statistics, the Portuguese version of the SATS - 28 (Survey of Attitudes Toward Statistics) scale was used and a census of Mathematics Degree students at Federal University of Rio Grande do Sul was carried out. A descriptive analysis of the four dimensions of the instrument was performed: Affective, Cognitive Competence, Value and Difficulty. The most positive attitudes were in the Value dimensions: importance of statistics; and Cognitive Competence: knowledge and intellectual skills, while the least positive were Affective and Difficulty. More contact with Statistics in Basic Education showed a relationship with positive attitudes. According to the stage in the course, the higher the stag e, the more positive the attitude in the Cognitive Competence and the more negative the attitude in the Affective dimension. These results indicate the importance of knowing the attitudinal profiles so that measures are taken to reverse negative attitudes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação matemática em revista - RS. Lajeado. Vol. 2, n. 23 (2022), p. 94 - 102pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectAttitude scaleen
dc.subjectStatistical educationen
dc.subjectEscala de atitudept_BR
dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectDegree in mathematicsen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.titleQual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?pt_BR
dc.title.alternativeWhat is the attitude of future mathematics teachers towards statistics? en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001154283pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples