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O uso da ciência brasileira na educação em saúde : um relato reflexivo sobre o tema da vacinação no ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Silva, Rodrigo Sychocki da | pt_BR |
dc.contributor.author | Cazzanelli, Paola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T03:24:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257027 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação em Saúde voltada à temática de vacinação justifica-se na emergência global do assunto, devido a pandemia vivenciada causada pelo vírus Sars-Cov-2 no ano de 2020. Com isso, torna-se necessário uma conscientização dos estudantes quanto ao tema e ao reconhecimento da saúde pública brasileira historicamente. A atividade foi desenvolvida com 85 estudantes do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual, no modelo de Ensino Híbrido, no Estado do Rio Grande do Sul. Desencadeada pela pergunta direcionadora: “De que forma a Educação em Saúde reflete no aprendizado dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, na perspectiva do conteúdo de vacinas e a Ciência brasileira?”. Objetivando refletir a respeito da temática Educação em Saúde, com ênfase nos temas de produção e sistema de vacinação brasileiros, reconhecidos mundialmente, na perspectiva da pandemia de Sars-Cov-2. Assim, a professora pesquisadora realizou um relato reflexivo sobre o desenvolvimento da proposta de atividade. Por meio do ciclo da pesquisa em sala de aula, a saber: questionamento, argumentação e comunicação, a professora pesquisadora instigou os estudantes na construção de seus argumentos sobre o tema com visitas virtuais aos institutos Butantan e Fundação Oswaldo Cruz, institutos públicos fornecedores das principais vacinas do Plano Nacional de Imunização e reconhecidos internacionalmente por suas pesquisas e história na área da Ciência. Com isso, a comunicação das descobertas e síntese dos conhecimentos dos estudantes em suas visitas virtuais se deu pela construção de mapas conceituais. Dessa forma, a compreensão das contribuições da Educação em Saúde, foram refletidos e alcançados, sendo a principal contribuição do estudo a importância da discussão em relação aos assuntos de legislação com os estudantes, não apenas relacionado à Educação em Saúde como proposto aqui. É preciso que os estudantes conheçam seus direitos e deveres, mas ainda, que exerçam a cidadania conhecendo as façanhas históricas da Ciência, como disparador das reflexões. Sendo a Ciência brasileira, consagrada até os dias atuais por suas inúmeras contribuições aos estudos e pesquisas de diferentes áreas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Health Education focused on vaccination is an emerging global theme, due to the pandemic scenario caused by the Sars-Cov-2 virus. Therefore, the awareness of students in this subject becomes essential, in order to recognize the Brazilian’s public health history. The proposed activity was developed in e-learning model, with 85 7th grade students of a public Elementary School of Rio Grande do Sul State. The activity's guiding question was: "How does Health Education reflect on the learning of 7th grade Elementary School students, considering the vaccination and Brazilian Science?”. Based on this question, a reflection of Health Education theme was proposed, with an emphasis on the Brazilian production and vaccination system, which are recognized worldwide. Thus, the researcher teacher made a reflective report of the proposal activity development. Through the cycle of in-classroom research (questioning, argumentation and communication), the teacher instigated the students to build their arguments about the proposal subject, using virtual tours to the Butantan Institute and Oswaldo Cruz Foundation, public institutes that supply the main vaccines of the National Immunization Plan and internationally recognized for their research and history in Science. The discoveries communication and students' knowledge synthesis was made through the concept maps construction. With this methodology, the understanding of Health Education contributions was achieved. The main conclusion of this work was the importance of the legislation issues discussion with students, not only related to Health Education as proposed here. It is necessary that students know their rights and duties, as well as exercise citizenship knowing the historical achievements of Science as a trigger for reflection. The Brazilian Science has always been recognized for its numerous contributions to research in different areas. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Health Education | en |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Vaccination | en |
dc.subject | Vacinação | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Science | en |
dc.subject | Virtual Tour | en |
dc.title | O uso da ciência brasileira na educação em saúde : um relato reflexivo sobre o tema da vacinação no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Oliveira, Ana Paula Santellano de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001166044 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
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Ciencias Biologicas (183)