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dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorCazzanelli, Paolapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-13T03:24:30Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257027pt_BR
dc.description.abstractA Educação em Saúde voltada à temática de vacinação justifica-se na emergência global do assunto, devido a pandemia vivenciada causada pelo vírus Sars-Cov-2 no ano de 2020. Com isso, torna-se necessário uma conscientização dos estudantes quanto ao tema e ao reconhecimento da saúde pública brasileira historicamente. A atividade foi desenvolvida com 85 estudantes do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual, no modelo de Ensino Híbrido, no Estado do Rio Grande do Sul. Desencadeada pela pergunta direcionadora: “De que forma a Educação em Saúde reflete no aprendizado dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, na perspectiva do conteúdo de vacinas e a Ciência brasileira?”. Objetivando refletir a respeito da temática Educação em Saúde, com ênfase nos temas de produção e sistema de vacinação brasileiros, reconhecidos mundialmente, na perspectiva da pandemia de Sars-Cov-2. Assim, a professora pesquisadora realizou um relato reflexivo sobre o desenvolvimento da proposta de atividade. Por meio do ciclo da pesquisa em sala de aula, a saber: questionamento, argumentação e comunicação, a professora pesquisadora instigou os estudantes na construção de seus argumentos sobre o tema com visitas virtuais aos institutos Butantan e Fundação Oswaldo Cruz, institutos públicos fornecedores das principais vacinas do Plano Nacional de Imunização e reconhecidos internacionalmente por suas pesquisas e história na área da Ciência. Com isso, a comunicação das descobertas e síntese dos conhecimentos dos estudantes em suas visitas virtuais se deu pela construção de mapas conceituais. Dessa forma, a compreensão das contribuições da Educação em Saúde, foram refletidos e alcançados, sendo a principal contribuição do estudo a importância da discussão em relação aos assuntos de legislação com os estudantes, não apenas relacionado à Educação em Saúde como proposto aqui. É preciso que os estudantes conheçam seus direitos e deveres, mas ainda, que exerçam a cidadania conhecendo as façanhas históricas da Ciência, como disparador das reflexões. Sendo a Ciência brasileira, consagrada até os dias atuais por suas inúmeras contribuições aos estudos e pesquisas de diferentes áreas.pt_BR
dc.description.abstractHealth Education focused on vaccination is an emerging global theme, due to the pandemic scenario caused by the Sars-Cov-2 virus. Therefore, the awareness of students in this subject becomes essential, in order to recognize the Brazilian’s public health history. The proposed activity was developed in e-learning model, with 85 7th grade students of a public Elementary School of Rio Grande do Sul State. The activity's guiding question was: "How does Health Education reflect on the learning of 7th grade Elementary School students, considering the vaccination and Brazilian Science?”. Based on this question, a reflection of Health Education theme was proposed, with an emphasis on the Brazilian production and vaccination system, which are recognized worldwide. Thus, the researcher teacher made a reflective report of the proposal activity development. Through the cycle of in-classroom research (questioning, argumentation and communication), the teacher instigated the students to build their arguments about the proposal subject, using virtual tours to the Butantan Institute and Oswaldo Cruz Foundation, public institutes that supply the main vaccines of the National Immunization Plan and internationally recognized for their research and history in Science. The discoveries communication and students' knowledge synthesis was made through the concept maps construction. With this methodology, the understanding of Health Education contributions was achieved. The main conclusion of this work was the importance of the legislation issues discussion with students, not only related to Health Education as proposed here. It is necessary that students know their rights and duties, as well as exercise citizenship knowing the historical achievements of Science as a trigger for reflection. The Brazilian Science has always been recognized for its numerous contributions to research in different areas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth Educationen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectVaccinationen
dc.subjectVacinaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectBrazilian Scienceen
dc.subjectVirtual Touren
dc.titleO uso da ciência brasileira na educação em saúde : um relato reflexivo sobre o tema da vacinação no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Ana Paula Santellano dept_BR
dc.identifier.nrb001166044pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


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