Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP : uma metodologia ativa para aprimorar habilidades no ensino de Ciências
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Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Problem-Based Learning - ABP : an active methodology to improve skills in science teaching
Assunto
Resumo
As modificações no ensino ocorreram, ao longo de muitos anos, lentamente. Com a configuração atual, essas modificações ganharam uma enorme velocidade e nós, professores, tivemos que nos reinventar com “novas” metodologias que antes eram desenvolvidas somente no Ensino Superior e, atualmente, tornam-se realidade na Educação Básica. A atividade foi desenvolvida no oitavo ano de uma escola pública do Estado do RS. O objetivo deste estudo foi desenvolver e analisar o aprimoramento de habilidades em ...
As modificações no ensino ocorreram, ao longo de muitos anos, lentamente. Com a configuração atual, essas modificações ganharam uma enorme velocidade e nós, professores, tivemos que nos reinventar com “novas” metodologias que antes eram desenvolvidas somente no Ensino Superior e, atualmente, tornam-se realidade na Educação Básica. A atividade foi desenvolvida no oitavo ano de uma escola pública do Estado do RS. O objetivo deste estudo foi desenvolver e analisar o aprimoramento de habilidades em conjunto com a metodologia ativa conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação Básica. A atividade constou com duas situações-problema, uma introdutória à ABP e outra com o enfoque no tema “Intolerância à Lactose” com base no conteúdo - O Sistema Digestório. Com a perspectiva de aprimorar a aprendizagem em Ciências, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza básica, com coleta de dados por meio de observação e questionários de avaliação por pares e autoavaliação. A Técnica de Análise escolhida foi a Análise Textual Discursiva (ATD), sendo esta fundamental para auxiliar na compreensão do fenômeno observado. No decorrer do trabalho, observaram-se diferentes habilidades demonstradas pelos alunos para resolver os problemas. Dessa forma, a metodologia apresentou uma configuração diferente da aprendizagem por recepção e, além disso, comprovou que é possível a inserção com êxito na Educação Básica. ...
Abstract
Changes in teaching occurred over many years slowly. With the current configuration, these modifications have gained enormous speed and we, teachers, had to reinvent ourselves with “new” methodologies that before were developed only in Higher Education, and currently become reality in Basic Education. The activity was developed in the eighth year of a public school in the State of RS. The objective of this study was to develop and analyze skill enhancement in conjunction with active methodology ...
Changes in teaching occurred over many years slowly. With the current configuration, these modifications have gained enormous speed and we, teachers, had to reinvent ourselves with “new” methodologies that before were developed only in Higher Education, and currently become reality in Basic Education. The activity was developed in the eighth year of a public school in the State of RS. The objective of this study was to develop and analyze skill enhancement in conjunction with active methodology known as Problem-Based Learning (PBL) in basic education. The activity consisted of two problem situations, one introductory to PBL and the other focusing on the theme "Lactose Intolerance" based on content - The Digestive System. With the perspective of improving Science learning, the research presents a qualitative approach, of a basic nature with data collection by means of observation and Peer Review and Self-Assessment Questionnaires. The chosen Analysis Technique was Discursive Textual Analysis (DTA), this being fundamental to help in the understanding of the observed phenomenon. During the work, it was observed different skills demonstrated by students to solve the problems. Thus, the methodology presented a different configuration from the reception learning and, furthermore, proving that successful insertion is possible in basic education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
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Ciências Biológicas (183)
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