Utilização de escalas e nanociência no ensino básico para explicar o funcionamento das máscaras de proteção contra o SARS-CoV-2
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Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Use of scales and nanoscience in basic education to explain the functioning of protective masks against SARS-CoV-2
Assunto
Resumo
A pandemia da Covid-19 é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que possui diâmetro médio de 100 nm. A principal forma de transmissão deste vírus é por meio de gotículas de saliva e aerossóis. O uso da máscara é fundamental para evitar a sua transmissão, porém, muitas pessoas não a utilizam, atestando a ineficiência das mesmas. O objetivo geral deste estudo foi explicar o funcionamento das máscaras utilizadas contra o coronavírus fazendo uma conexão com escalas e nanociência. A metodologia contem ...
A pandemia da Covid-19 é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que possui diâmetro médio de 100 nm. A principal forma de transmissão deste vírus é por meio de gotículas de saliva e aerossóis. O uso da máscara é fundamental para evitar a sua transmissão, porém, muitas pessoas não a utilizam, atestando a ineficiência das mesmas. O objetivo geral deste estudo foi explicar o funcionamento das máscaras utilizadas contra o coronavírus fazendo uma conexão com escalas e nanociência. A metodologia contemplou 6 atividades investigativas, como a ilustração de diferentes máscaras (PFF2, TNT e algodão) observadas no microscópio, desafio sobre os tamanhos dos materiais envolvidos na transmissão da Covid-19, pesquisa sobre as diferenças entre microscópios e micrografia do coronavírus, desafio de comparação dos tamanhos do coronavírus e da mão e uma pesquisa sobre produtos nanotecnológicos. As atividades foram aplicadas em 5 turmas de uma escola estadual do RS. Com a realização das atividades, observou-se que a maioria dos alunos tiveram pouco contato com um microscópio e que uma considerável parcela não sabia as diferenças entre as máscaras. Também, muitos alunos apresentaram desconhecer para quais escalas pertenciam as moléculas de CO2, O2, coronavírus, poros da máscara PFF2, gotículas e aerossóis e além disso, muitos não sabiam da existência da nanotecnologia. Diante disso, é possível considerar que as atividades contribuíram para uma aprendizagem mais significativa sobre a importância da utilização das máscaras, para melhorar a compreensão do tamanho real de materiais e estruturas biológicas e além disso, incentivar a aproximação dos alunos com a ciência. ...
Abstract
The Covid-19 pandemic is caused by the SARS-CoV-2 coronavirus, which has an average diameter of 100 nm. The main form of transmission of this virus is through saliva droplets and aerosols. The use of a mask is essential to prevent its transmission, however, many people do not use it, attesting to their inefficiency. The general objective of this project was to explain the functioning of the masks used against the coronavirus, making a connection with scales and nanoscience. The methodology incl ...
The Covid-19 pandemic is caused by the SARS-CoV-2 coronavirus, which has an average diameter of 100 nm. The main form of transmission of this virus is through saliva droplets and aerosols. The use of a mask is essential to prevent its transmission, however, many people do not use it, attesting to their inefficiency. The general objective of this project was to explain the functioning of the masks used against the coronavirus, making a connection with scales and nanoscience. The methodology included 6 investigative activities, such as the illustration of different masks (PFF2, TNT and cotton) observed under the microscope, challenge on the sizes of materials involved in the transmission of Covid-19, research on the differences between microscopes and coronavirus micrography, challenge a comparison of coronavirus and hand sizes and a survey of nanotechnology products. The activities were applied in 5 classes of a state school in RS. With the activities carried out, it was observed that most students had little contact with a microscope and that a considerable portion did not know the differences between the masks. Also, many students did not know which scales the CO2, O2 molecules, coronaviruses, PFF2 mask pores, droplets and aerosols belonged to, and in addition, many did not know about the existence of nanotechnology. Therefore, it is possible to consider that the activities contributed to a more significant learning about the importance of using masks, to improve the understanding of the real size of materials and biological structures and, furthermore, to encourage students to get closer to science. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
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Ciências Biológicas (182)
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