Adolescendo bem : avaliação de uma técnica de ensino-aprendizagem em séries finais do ensino fundamental
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Specialization
Title alternative
Teenaging well : teaching technique evaluation in primary school late years
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A sexualidade faz parte da vida humana e, na adolescência, sua vivência torna-se mais evidente. A escola, enquanto espaço de interação social e propício à construção do conhecimento, tem a responsabilidade de dar continuidade à educação sexual iniciada na família. Para abordar o tema sexualidade em sala de aula, há que romper com os modelos tradicionais de ensino. Neste sentido, o desenvolvimento de uma dinâmica de grupo pode se constituir em uma técnica de ensino-aprendizagem útil para a abord ...
A sexualidade faz parte da vida humana e, na adolescência, sua vivência torna-se mais evidente. A escola, enquanto espaço de interação social e propício à construção do conhecimento, tem a responsabilidade de dar continuidade à educação sexual iniciada na família. Para abordar o tema sexualidade em sala de aula, há que romper com os modelos tradicionais de ensino. Neste sentido, o desenvolvimento de uma dinâmica de grupo pode se constituir em uma técnica de ensino-aprendizagem útil para a abordagem de um tema tão relevante na formação integral do aluno. Com o objetivo de investigar em que medida o desenvolvimento de dinâmicas, durante o estudo da sexualidade humana em séries finais do Ensino Fundamental, contribui para tornar o processo de construção do conhecimento mais prazeroso e significativo ao aluno, foi desenvolvida a dinâmica “A Visita do E.T.” com uma turma de 20 alunos do oitavo ano do ensino fundamental. A turma foi dividida em pequenos grupos, onde os alunos (supostos “E.T.s”) fizeram questionamentos sobre a sexualidade humana. Foram convidados “especialistas” (profissionais da educação e da saúde) para contribuírem nas discussões, com base no conhecimento científico. Após, foi proposto um questionário anônimo para a coleta dos dados, os quais foram tratados pela análise de conteúdo. A realização da dinâmica contribuiu para um aprendizado prazeroso e significativo, na medida em que a aula se converteu em um espaço de diálogo aberto, com linguagem objetiva e clara, atendendo aos anseios dos participantes. ...
Abstract
Sexuality is part of human life and, in adolescence, its experience becomes more evident. The school, as a space for social interaction and conducive to knowledge construction, has the responsibility to continue sex education initiated in the family. To approach the topic of sexuality in the classroom, it is necessary to break with traditional teaching models. In this sense, the development of group dynamics can be a useful teaching-learning technique for approaching such a relevant topic in th ...
Sexuality is part of human life and, in adolescence, its experience becomes more evident. The school, as a space for social interaction and conducive to knowledge construction, has the responsibility to continue sex education initiated in the family. To approach the topic of sexuality in the classroom, it is necessary to break with traditional teaching models. In this sense, the development of group dynamics can be a useful teaching-learning technique for approaching such a relevant topic in the student integral formation. In order to investigate to what extent the development of dynamics, during the study of human sexuality in the final grades of elementary school, contributes to making the process of building knowledge more pleasurable and meaningful to the student, the dynamic “The Visit of the ET" with a class of 20 students from the eighth grade of elementary school was developed. The class was divided into small groups, where students (supposedly “ETs”) asked questions about human sexuality. “Experts” (education and health professionals) were invited to contribute to the discussions, based on scientific knowledge. Afterwards, an anonymous questionnaire was proposed for data collection, which were treated by content analysis. The performance of the dynamics contributed to a pleasant and meaningful learning, as the class became a space for open dialogue, with objective and clear language, meeting the wishes of the participants. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Collections
-
Biological Sciences (182)
This item is licensed under a Creative Commons License