Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGeimba, Mercedes Passospt_BR
dc.contributor.authorToni, Cândidapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:25:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256899pt_BR
dc.description.abstractA sexualidade faz parte da vida humana e, na adolescência, sua vivência torna-se mais evidente. A escola, enquanto espaço de interação social e propício à construção do conhecimento, tem a responsabilidade de dar continuidade à educação sexual iniciada na família. Para abordar o tema sexualidade em sala de aula, há que romper com os modelos tradicionais de ensino. Neste sentido, o desenvolvimento de uma dinâmica de grupo pode se constituir em uma técnica de ensino-aprendizagem útil para a abordagem de um tema tão relevante na formação integral do aluno. Com o objetivo de investigar em que medida o desenvolvimento de dinâmicas, durante o estudo da sexualidade humana em séries finais do Ensino Fundamental, contribui para tornar o processo de construção do conhecimento mais prazeroso e significativo ao aluno, foi desenvolvida a dinâmica “A Visita do E.T.” com uma turma de 20 alunos do oitavo ano do ensino fundamental. A turma foi dividida em pequenos grupos, onde os alunos (supostos “E.T.s”) fizeram questionamentos sobre a sexualidade humana. Foram convidados “especialistas” (profissionais da educação e da saúde) para contribuírem nas discussões, com base no conhecimento científico. Após, foi proposto um questionário anônimo para a coleta dos dados, os quais foram tratados pela análise de conteúdo. A realização da dinâmica contribuiu para um aprendizado prazeroso e significativo, na medida em que a aula se converteu em um espaço de diálogo aberto, com linguagem objetiva e clara, atendendo aos anseios dos participantes.pt_BR
dc.description.abstractSexuality is part of human life and, in adolescence, its experience becomes more evident. The school, as a space for social interaction and conducive to knowledge construction, has the responsibility to continue sex education initiated in the family. To approach the topic of sexuality in the classroom, it is necessary to break with traditional teaching models. In this sense, the development of group dynamics can be a useful teaching-learning technique for approaching such a relevant topic in the student integral formation. In order to investigate to what extent the development of dynamics, during the study of human sexuality in the final grades of elementary school, contributes to making the process of building knowledge more pleasurable and meaningful to the student, the dynamic “The Visit of the ET" with a class of 20 students from the eighth grade of elementary school was developed. The class was divided into small groups, where students (supposedly “ETs”) asked questions about human sexuality. “Experts” (education and health professionals) were invited to contribute to the discussions, based on scientific knowledge. Afterwards, an anonymous questionnaire was proposed for data collection, which were treated by content analysis. The performance of the dynamics contributed to a pleasant and meaningful learning, as the class became a space for open dialogue, with objective and clear language, meeting the wishes of the participants.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectChallengesen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGroup dynamicen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectSex educationen
dc.subjectFamilyen
dc.titleAdolescendo bem : avaliação de uma técnica de ensino-aprendizagem em séries finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTeenaging well : teaching technique evaluation in primary school late yearsen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFernandez, Sarita Mercedespt_BR
dc.identifier.nrb001155498pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples