Percepções e conhecimentos dos índios Kaingang da área indígena Monte Caseros, no município de Ibiraiaras-RS, sobre PANC’s e fitoterapia
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A educação indígena, tem uma cultura riquíssima, porém, pouco conhecida pelas pessoas e o resgate é importante não apenas para os indígenas, como para todos, visto que pertencemos a mesma história. Sabe-se da importância que os índios dão aos remédios caseiros e a fitoterapia e, historicamente, eles têm muito valor, porém, não há registros de quais plantas são usadas atualmente e nem como eles usufruíam delas antigamente. As Panc’s são plantas alimentícias não convencionais e o interesse sobre ...
A educação indígena, tem uma cultura riquíssima, porém, pouco conhecida pelas pessoas e o resgate é importante não apenas para os indígenas, como para todos, visto que pertencemos a mesma história. Sabe-se da importância que os índios dão aos remédios caseiros e a fitoterapia e, historicamente, eles têm muito valor, porém, não há registros de quais plantas são usadas atualmente e nem como eles usufruíam delas antigamente. As Panc’s são plantas alimentícias não convencionais e o interesse sobre elas recai sobre a questão se as mesmas são usadas pelos indígenas e como é o seu preparo. O estudoaconteceu junto junto aos indígenas da área indígena Monte Caseros, na cidade de Ibiraiaras-RS, com o intuito de observar e refletir sobre o conhecimento deles e sua relação com a fitoterapia e as Panc’s. A abordagem utilizada foi a Pesquisa Qualitativa. Tendo como base o estudo de caso e observações realizadas, percebeu-se o conhecimento dos indígenas sobre grande quantidade de plantas medicinais, porém, apesar de não ter conhecimento do termo Panc’s, mas fazem uso de plantas em sua alimentação. A elaboração dos mapas mentais sobre fitoterapia e Panc’s se deu, onde os alunos, debruçando-se sobre as observações feitas com os indígenas mais antigos da aldeia, puderam, atráves da atividade lúdica, montar todo o aprendizado adquirido com os resultados da pesquisa. Os alunos demonstraram grande interesse em conhecer e aprofundar mais os conhecimentos sobre os temas e a troca entre os dois grupos foi recíproca, afetiva e inspiradora para todos os envolvidos. ...
Abstract
Indigenous education has a very rich culture, however, little known by the people and the rescue is important not only for the indigenous people, but for everyone, since we belong to the same history. The importance that the Indians give to home remedies and herbal medicine is known and, historically, they have a lot of value, however, there are no records of which plants are used today or how they used them in the past. Panc’s are unconventional food plants and the interest in them lies in the ...
Indigenous education has a very rich culture, however, little known by the people and the rescue is important not only for the indigenous people, but for everyone, since we belong to the same history. The importance that the Indians give to home remedies and herbal medicine is known and, historically, they have a lot of value, however, there are no records of which plants are used today or how they used them in the past. Panc’s are unconventional food plants and the interest in them lies in the question of whether they are used by the indigenous people and how they are prepared. The study took place with the indigenous people of the Monte Caseros indigenous area, in the city of Ibiraiaras-RS, in order to observe and reflect on their knowledge and their relationship with herbal medicine and the Panc’s. The approach used was Qualitative Research. Based on the case study and observations carried out, the knowledge of the indigenous people about a large amount of medicinal plants was noticed, however, despite not having knowledge of the term Panc’s, they use plants in their food. The elaboration of mental maps on phytotherapy and Panc’s took place, where the students, poring over the observations made with the oldest Indians in the village, were able, through the playful activity, to assemble all the learning acquired from the research results. The students showed great interest in getting to know and further deepen their knowledge about the themes and the exchange between the two groups was reciprocal, affective and inspiring for everyone involved. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
-
Ciências Biológicas (183)
Este item está licenciado na Creative Commons License