Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrabo, Gabriela Maria Barbosapt_BR
dc.contributor.authorBertani, Roseanept_BR
dc.date.accessioned2023-04-07T03:25:31Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256773pt_BR
dc.description.abstractA promoção de atividades lúdicas e adaptadas à musicalização, visando desenvolver os sentidos sensoriais, corporais e socioculturais das crianças, desde as primeiras fases da vida escolar, são de grande valia e justificam a realização de estudos sobre o tema. Diante da necessidade de se explanar a respeito da música na Educação Infantil, questionou-se qual a contribuição do ensino de musicalização na Educação Infantil. Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral do estudo, investigar as contribuições da Musicalização para a Educação Infantil, considerando os apontamentos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Como objetivos específicos, pretendeu-se investigar os benefícios de ensinar musicalização nas escolas, investigar de que forma a musicalização pode contribuir para a socialização e expressão corporal em crianças na Educação Infantil e contribuir para a pesquisa sobre musicalização na Educação Infantil. Para ser possível, atender aos objetivos, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica, de revisão de literatura. O estudo envolveu artigos, monografias e publicações e utilizou como base de dados o Scielo e o Google Scholar, diante das palavras-chave “Musicalização”, “Criança” e “Educação Infantil”. Em consulta aos artigos selecionados, compreendeu-se que a responsabilidade da escola é garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania, como meio da criança interpretar diferentes conteúdos que circulam socialmente, de assumir a palavra e, expressar-se como cidadã, conversar e dialogar, interagir e conhecer-se. Sendo assim, a aplicação de novas propostas de educação se concretiza através da interatividade entre professor e aluno como sujeitos de uma prática cooperativa instaurada na ação e na reflexão. Nesse sentido, segundo a bibliografia pesquisada, o trabalho com projetos de musicalização vem apresentando resultados positivos na Educação Infantil, pois ela se concretiza em uma etapa essencial para o desenvolvimento das crianças, visto que corresponde a um período de descobertas e a música, é tida como uma ferramenta facilitadora.pt_BR
dc.description.abstractThe promotion of playful activities adapted to musicalization, aiming to develop the sensory, bodily and sociocultural senses of children, from the early stages of school life, are of great value and justify carrying out studies on the subject. Faced with the need to explain about music in Early Childhood Education, it was questioned what is the contribution of the teaching of musicalization in early childhood education. Therefore, it was established as a general objective of the study, to investigate the contributions of Musicalization to Early Childhood Education, considering the notes of the National Common Curricular Base - BNCC. As specific objectives, it was intended to investigate the benefits of teaching musicalization in schools, to investigate how musicalization can contribute to socialization and body expression in children in Early Childhood Education and to contribute to research on musicalization in Early Childhood Education. In order to be able to meet the objectives, a literature review was carried out. The study involved articles, monographs and publications and used Scielo and Google Scholar as a database, using the keywords “Musicalization”, “Child” and “Child Education”. In consultation with the selected articles, it was understood that the school's responsibility is to guarantee all students access to the linguistic knowledge necessary for the exercise of citizenship, as a means for the child to interpret different contents that circulate socially, to take the word and express becoming a citizen, talking and dialoguing, interacting and getting to know each other. Therefore, the application of new educational proposals is materialized through the interactivity between teacher and student as subjects of a cooperative practice established in action and reflection. In this sense, the work with musicalization projects has been showing positive results in Early Childhood Education, as it takes place in an essential stage for the development of children, since it corresponds to a period of discoveries and music is seen as a facilitating tool.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSongen
dc.subjectMúsica para criançaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectDevelopmenten
dc.titleA musicalização na educação infantil : contribuições do ensino de música para o desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165870pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples