Afetividade na educação : a influência das relações afetivas do contexto familiar no processo de aprendizagem da criança
dc.contributor.advisor | Brabo, Gabriela Maria Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Anatielli Pereira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-01T03:31:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256641 | pt_BR |
dc.description.abstract | A afetividade na educação é um tema muito importante, porém pouco discutido nos meios escolares. A influência das relações afetivas relacionadas ao contexto familiar, sugestionam significativamente a construção cognitiva que consiste em particularizar a importância do afeto no processo educativo da criança, evidenciando de que forma a dinâmica familiar truculenta interfere no processo de aprendizagem e desenvolvimento, desencadeando uma série de problemas de cunho emocional irreversíveis, acarretando uma desestabilidade expressiva na vida deste aluno. Diante disso, esse estudo contemplou os fatores que envolvem a intervenção da afetividade no aprendizado da criança, onde através de uma contextualização sobre o tema, foram abordados assuntos que enfatizam a transcendência da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, bem como o papel da família nesse contexto. O objeto dessa pesquisa é a influência da afetividade, relações de afeto familiares e a aprendizagem infantil na escola. Pretendeu-se estudar como o comportamento afetivo-relacional interfere no desempenho da criança e, por extensão, em seus relacionamentos interpessoais. O principal objetivo é analisar a influência das relações de afeto no contexto familiar para o processo de aprendizagem da criança, bem como identificar de que forma a violência familiar influencia o contexto escolar, o aprendizado e o desenvolvimento do aluno. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa de campo, mais especificamente um estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada, o levantamento bibliográfico e o diário de campo. Com os resultados obtidos, compor-se uma análise desses conflitos, com possibilidades de mediação e sugestões de práticas restaurativas, através de ações educativas, com a finalidade de amenizar os sintomas e pacificar os ambientes, proporcionando de forma sutil e amigável, maior conforto para a criança. | pt_BR |
dc.description.abstract | Affectivity in education is a very important theme, however, it is little discussed in school environments. The influence of affective relationships related to the family context, suggest significantly the cognitive construction that consists in particularizing the importance of affection in the educational process of the child, showing how the truculent family dynamics interferes in the learning process and development, triggering a series of problems of irreversible emotional nature, leading to an expressive destabilization in the life of this student. Therefore, this study will contemplate the factors that involve the intervention of affectivity in the child's learning, where through a contextualization of the theme, issues that emphasize the transcendence of affectivity in the teaching-learning process will be addressed, as well as the family's role in this context. The object of this research is the influence of affectivity, family affection relations, and children's learning at school. It is intended to study how affective-relational behavior interferes in the child's performance and by extension in their interpersonal relationships. The main objective is to analyze the relevance of affectionate relationships for the child's learning process, and to identify how family violence influences the school context, learning, and student development. The methodology used is qualitative. As to the procedures, this is a field research, more specifically a case study. The instruments used were a semi-structured interview, a bibliographical survey, and a field diary. With the results obtained, an analysis of these conflicts is composed, with possibilities of mediation and suggestions of restorative practices, through educational actions, with the purpose of alleviating the symptoms and pacifying the environments, providing, in a subtle and friendly way, more comfort for the child. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Affection relations | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Family | en |
dc.subject | Violência na família | pt_BR |
dc.subject | Intrafamilial violence | en |
dc.title | Afetividade na educação : a influência das relações afetivas do contexto familiar no processo de aprendizagem da criança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165673 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)