Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrabo, Gabriela Maria Barbosapt_BR
dc.contributor.authorBaldissera, Julianept_BR
dc.date.accessioned2023-04-01T03:30:58Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256640pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica para a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, e que teve a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as implicações das políticas públicas em educação inclusiva nas práticas pedagógicas docentes na Escola Básica brasileira? O objetivo geral deste trabalho fot investigar metodologias e possibilidades pedagógicas na Educação Básica, com base nas políticas de inclusão escolar. No que diz respeito aos objetivos específicos, consistiram em: investigar os processos de construção dos marcos políticos e legais de acesso à inclusão e seus impactos no cotidiano escolar; analisar a Lei Brasileira de Inclusão (LBI - 2015), especialmente no tocante ao direito à educação; analisar a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) sob o ponto de vista das práticas pedagógicas; e contribuir para a pesquisa em políticas de educação inclusiva. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, se configurou em uma pesquisa bibliográfica. Os instrumentos utilizados foram a revisão bibliográfica envolvendo marcos legais e políticos, dados estatísticos e pressupostos teóricos; a análise textual dos dados coletados; e as anotações em diário de campo. O contexto da pesquisa é a Educação Básica, constituída pelos niveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os resultados foram no sentido de pensar uma escola inclusiva para alunos com deficiência, articulada com o atendimento especializado de caráter complementar/suplementar ao ensino. O grande problema detectado é a forma como os profissionais da educação enxergam as crianças com deficiência; o preconceito está na sociedade, não nas crianças. Dentre os autores, foram utilizados Tavares, Figueira, Mantoan. Referente às possibilidades levantadas na pesquisa, pensou-se em ampliar o conceito de educação inclusiva, trabalhar para e pela diversidade, reformular os princípios, metas e currículos das escolas dentro da ótica inclusiva, instrumentalizar todos os educandos, para inserção e atuação na sociedade, exercendo assim a cidadania. Este trabalho teve a perspectiva de inclusão do aluno com deficiência na Educação Básica.pt_BR
dc.description.abstractThis work is the result of a bibliographical research for the conclusion of the Degree in Pedagogy EaD, and which had the following research question: What are the implications of public policies in inclusive education in the pedagogical practices of teachers in the Brazilian Basic School? The general objective of this work was to investigate methodologies and pedagogical possibilities in Basic Education, based on school inclusion policies. With regard to the specific objectives, they consisted of: investigating the construction processes of political and legal frameworks for access to inclusion and its impacts on school life; analyze the Brazilian Inclusion Law (LBI - 2015), especially with regard to the right to education; analyze the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (2008) from the point of view of pedagogical practices; and contribute to research on inclusive education policies. It was a research with a qualitative approach and regarding the procedures, it was configured in a bibliographical research. The instruments used were a bibliographic review involving legal and political frameworks, statistical data and theoretical assumptions; textual analysis of the collected data; and field diary notes. The context of the research is Basic Education, constituted by the teaching levels: Early Childhood Education, Elementary Education and High School. The results were in the sense of thinking about an inclusive school for students with disabilities, articulated with specialized assistance of a complementary/supplementary nature to teaching. The big problem detected is the way in which education professionals see children with disabilities; prejudice is in society, not in children. Among the authors, Tavares, Figueira, Mantoan were used. Regarding the possibilities raised in the research, it was thought to expand the concept of inclusive education, to work for and for diversity, to reformulate the principles, goals and curricula of schools within an inclusive perspective, to equip all students, for insertion and performance in society, thus exercising citizenship. This work had the perspective of inclusion of students with disabilities in Basic Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDisabled studenten
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectInclusive policiesen
dc.titlePolíticas de inclusão escolar na educação básica : metodologias e possibilidades pedagógicas inclusivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165867pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples