Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrabo, Gabriela Maria Barbosapt_BR
dc.contributor.authorGrando, Jamyla da Silva Somacalpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-01T03:30:33Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256625pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre metodologias de ensino que promovam a real inclusão dos alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro da sala de aula comum. O estudo visou responder os questionamentos: como incluir a criança com Transtorno de Espectro Autista em classe comum? E que medidas podemos tomar para garantir essa inclusão? Para tanto, o Objetivo Geral consistiu em identificar metodologias educacionais e estratégias pedagógicas desenvolvidas em classe comum para a inclusão alunos com diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista. Como objetivos específicos, temos: identificar os principais obstáculos encontrados quanto à inclusão dos referidos alunos em classes comum, indicar alternativas pedagógicas no espaço escolar que auxiliem no aprendizado e desenvolvimento dos alunos com TEA, e contribuir para a pesquisa sobre o Transtorno do Espectro Autista. O referencial teórico adotado baseou-se em Mantoan, Vygotsky, Paulo Freire, dentre outros autores. Através do estudo de caráter qualitativo bibliográfico, promoveu-se a anãlise de dados pautada nas ideias centrais de autores que discutem: TEA, educação e inclusão. Para a realização da pesquisa, os instrumentos utilizados foram o diário de anotações, levantamento bibliográfico e estado da arte. Durante a realização da pesquisa, foi possível identificar a existência de práticas pedagógicas para a inclusão do alunos com Transtorno do Espectro Autista na sala de aula comum, bem como a importância da utilização da tecnologia e a brincadeira para o desenvolvimento desses alunos. Verificou-se também a importância de professores capacitados e aptos a compreender as necessidades de seus alunos, construindo caminhos necessários para sua aprendizagem, e a importância da formação continuada dos profissionais da educação para que possam garantir a plena inclusão desses alunos.pt_BR
dc.description.abstractThe present work presents a research on teaching methodologies that promote the real inclusion of students diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD) within the common classroom. The study aimed to answer the questions: how to include the child with Autistic Spectrum Disorder in a regular class? And what steps can we take to ensure that inclusion? To this end, the General Objective consisted of identifying educational methodologies and pedagogical strategies developed in a common classroom for the inclusion of students diagnosed with Autism Spectrum Disorder. As specific objectives, we have: to identify the main obstacles encountered regarding the inclusion of these students in common classes, to indicate pedagogical alternatives in the school space that help in the learning and development of students with ASD, and to contribute to research on Autistic Spectrum Disorder. The theoretical framework adopted was based on Mantoan, Vygotsky, Paulo Freire, among other authors. Through a qualitative bibliographical study, data analysis was carried out based on the central ideas of authors who discuss: ASD, education and inclusion. To carry out the research, the instruments used were the note diary, bibliographical survey and state of the art From the researched bibliography, it was possible to identify the existence of pedagogical practices for the inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in the common classroom , as well as the importance of using technology and playing for the development of these students. It was also verified the importance of teachers trained and able to understand the needs of their students, building the necessary paths for their learning, and the importance of continuing education for education professionals so that they can guarantee the full inclusion of these students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusive teaching methodologiesen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectAutistic spectrum disorderen
dc.titleMetodologias para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na sala de aula regularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165863pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples