O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças

Visualizar/abrir
Data
1998Tipo
Outro título
Play, toys and children's conflicts
Resumo
Este estudo investigou 77 episódios de conflito, envolvendo 18 crianças de 3 a 4 anos de uma pré-escola pública de Porto Alegre. Considerou-se o gênero das crianças, o contexto onde aconteciam os conflitos (pátio ou sala), os tipos de brinquedos e brincadeiras presentes nos episódios de conflito. Os dados foram registrados com câmeras VHS e notas de campo e tratados através da Análise de Correspondência e de Resíduos. Os resultados indicaram que os conflitos envolvendo brincadeiras simbólicas o ...
Este estudo investigou 77 episódios de conflito, envolvendo 18 crianças de 3 a 4 anos de uma pré-escola pública de Porto Alegre. Considerou-se o gênero das crianças, o contexto onde aconteciam os conflitos (pátio ou sala), os tipos de brinquedos e brincadeiras presentes nos episódios de conflito. Os dados foram registrados com câmeras VHS e notas de campo e tratados através da Análise de Correspondência e de Resíduos. Os resultados indicaram que os conflitos envolvendo brincadeiras simbólicas ocorreram mais na sala de aula e entre meninos, enquanto meninas conflituaram mais quando brincavam com jogos de acoplagem. Grupos formados por meninos e meninas conflitaram mais quando a brincadeira envolvia regras. Brinquedos orientados para adultos relacionaram-se mais com conflitos quando os grupos eram mistos, enquanto brinquedos orientados para crianças, quando os grupos eram formados somente por meninos. No caso das meninas nenhuma associação foi evidenciada ao tipo de brinquedo. ...
Abstract
This study investigated 77 conflict episodes, involving 3 to 4 yearolds enrolled in a public preschool in Porto Alegre, Brazil. Children's gender, the context in which conflicts occurred (playground or classroom), types of toys and of play activities involved in conflict episodes were considered. Data were registered through video recording and field notes and were analyzed using Analysis of Correspondence and of Residues. Results indicated that while conflicts involving symbolic play occurred ...
This study investigated 77 conflict episodes, involving 3 to 4 yearolds enrolled in a public preschool in Porto Alegre, Brazil. Children's gender, the context in which conflicts occurred (playground or classroom), types of toys and of play activities involved in conflict episodes were considered. Data were registered through video recording and field notes and were analyzed using Analysis of Correspondence and of Residues. Results indicated that while conflicts involving symbolic play occurred more often in the classroom and among boys, girls showed a greater number of conflicts when playing with blocks. Rule-based play showed conflicts more often when groups were mixed. While adult oriented toys related with conflicts in mixed groups, child oriented toys occurred more frequently in groups of boys only. No association was found between girls and type of toys used during conflict episodes. ...
Contido em
Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 11, n. 2 (1998), p. 309-326
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42503)Ciências Humanas (7384)
Este item está licenciado na Creative Commons License
