Construção e evidências de validade e fidedignidade de uma escala de adaptabilidade de carreira em contexto
dc.contributor.advisor | Teixeira, Marco Antonio Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Sacramento, Adriana Malheiros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T03:22:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256541 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa foi de construir e buscar evidências de validade e fidedignidade para uma versão alternativa da escala de adaptabilidade de carreira, tendo em vista a limitação observada no instrumento já existente em termos de poder discriminativo. Assim, pretendeu-se criar uma nova medida com o constructo sendo explorado em maior abrangência de conteúdo, conforme descrição teórica. Além disso, os itens do instrumento foram contextualizados para seu público alvo, em seguida dando origem a versão estudante e trabalhador. A etapa de construção do instrumento contou com a participação de um grupo de pós-graduandos familiarizados com os conceitos básicos de psicometria e de adaptabilidade de carreira para criar os itens, a avaliação destes conteúdos por juízes experts e, finalmente, um estudo piloto com cada público alvo (estudantes e trabalhadores). Os participantes foram convidados a participar através da plataforma online Survey Monkey e concordaram em participar da pesquisa através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Participaram das análises fatoriais exploratórias 810 estudantes e 540 trabalhadores, obtendo-se a partir dos dados evidências do ajustamento ao modelo de cinco fatores, conforme expectativa teórica, em ambas as versões do instrumento (estudantes e trabalhadores). Já nas análises fatoriais confirmatórias participaram 647 estudantes e 316 trabalhadores, encontrando-se maior ajuste ao modelo correlacionado do que ao hierárquico, tanto na versão de estudantes e como na de trabalhadores. Este achado difere de outros encontrados na literatura que encontraram maior ajuste ao modelo hierárquico. Além disso, alguns resultados são discutidos, chama-se atenção para dimensão controle, na qual sobreviveram apenas itens invertidos. É lançada a questão sobre a viabilidade de avaliar adaptabilidade de carreira a partir de seu pólo oposto. Talvez a “baixa adaptabilidade de carreira”, ou nesse caso mais específico, baixo controle sobre a carreira, esteja mais associado ao neuroceticismo ou a uma desregulação emocional. Ademais, os resultados que apresentaram poucos itens compondo o instrumento podem mostrar que os seus conteúdos, contextualizados e específicos podem ser exemplo de respostas adaptativas de carreira e não a adaptabilidade de carreira (conceito do modelo de adaptação de carreira da teoria construtivista). Finalmente, os resultados demonstram que infelizmente o objetivo de obter-se um instrumento com conteúdos mais abrangentes não foi atingido, algumas subescalas tiveram um índice de fidedignidade abaixo do ideal, em função da pouca quantidade de itens por dimensão. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Adaptabilidade (Personalidade) | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de carreira | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores | pt_BR |
dc.subject | Validade dos testes | pt_BR |
dc.subject | Psicometria | pt_BR |
dc.subject | Psicologia : Testes e medidas : Brasil | pt_BR |
dc.title | Construção e evidências de validade e fidedignidade de uma escala de adaptabilidade de carreira em contexto | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001164410 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)Psicologia (695)