Construção e evidências de validade e fidedignidade de uma escala de adaptabilidade de carreira em contexto
Fecha
2019Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
O objetivo da pesquisa foi de construir e buscar evidências de validade e fidedignidade para uma versão alternativa da escala de adaptabilidade de carreira, tendo em vista a limitação observada no instrumento já existente em termos de poder discriminativo. Assim, pretendeu-se criar uma nova medida com o constructo sendo explorado em maior abrangência de conteúdo, conforme descrição teórica. Além disso, os itens do instrumento foram contextualizados para seu público alvo, em seguida dando origem ...
O objetivo da pesquisa foi de construir e buscar evidências de validade e fidedignidade para uma versão alternativa da escala de adaptabilidade de carreira, tendo em vista a limitação observada no instrumento já existente em termos de poder discriminativo. Assim, pretendeu-se criar uma nova medida com o constructo sendo explorado em maior abrangência de conteúdo, conforme descrição teórica. Além disso, os itens do instrumento foram contextualizados para seu público alvo, em seguida dando origem a versão estudante e trabalhador. A etapa de construção do instrumento contou com a participação de um grupo de pós-graduandos familiarizados com os conceitos básicos de psicometria e de adaptabilidade de carreira para criar os itens, a avaliação destes conteúdos por juízes experts e, finalmente, um estudo piloto com cada público alvo (estudantes e trabalhadores). Os participantes foram convidados a participar através da plataforma online Survey Monkey e concordaram em participar da pesquisa através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Participaram das análises fatoriais exploratórias 810 estudantes e 540 trabalhadores, obtendo-se a partir dos dados evidências do ajustamento ao modelo de cinco fatores, conforme expectativa teórica, em ambas as versões do instrumento (estudantes e trabalhadores). Já nas análises fatoriais confirmatórias participaram 647 estudantes e 316 trabalhadores, encontrando-se maior ajuste ao modelo correlacionado do que ao hierárquico, tanto na versão de estudantes e como na de trabalhadores. Este achado difere de outros encontrados na literatura que encontraram maior ajuste ao modelo hierárquico. Além disso, alguns resultados são discutidos, chama-se atenção para dimensão controle, na qual sobreviveram apenas itens invertidos. É lançada a questão sobre a viabilidade de avaliar adaptabilidade de carreira a partir de seu pólo oposto. Talvez a “baixa adaptabilidade de carreira”, ou nesse caso mais específico, baixo controle sobre a carreira, esteja mais associado ao neuroceticismo ou a uma desregulação emocional. Ademais, os resultados que apresentaram poucos itens compondo o instrumento podem mostrar que os seus conteúdos, contextualizados e específicos podem ser exemplo de respostas adaptativas de carreira e não a adaptabilidade de carreira (conceito do modelo de adaptação de carreira da teoria construtivista). Finalmente, os resultados demonstram que infelizmente o objetivo de obter-se um instrumento com conteúdos mais abrangentes não foi atingido, algumas subescalas tiveram um índice de fidedignidade abaixo do ideal, em função da pouca quantidade de itens por dimensão. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Colecciones
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