Gestão do cuidado em saúde nos Estágios Curriculares de Odontologia no SUS
Data
2022Tipo
Assunto
Resumo
A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), em 2002, o currículo dos cursos de graduação em Odontologia tornou-se mais sensível às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo é analisar as percepções dos egressos de um curso de Odontologia de uma universidade pública sobre suas experiências de gestão do cuidado em saúde durante os estágios curriculares no SUS. É um estudo de natureza descritiva com dados qualitativos e quantitativos, produzidos por meio de um ...
A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), em 2002, o currículo dos cursos de graduação em Odontologia tornou-se mais sensível às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo é analisar as percepções dos egressos de um curso de Odontologia de uma universidade pública sobre suas experiências de gestão do cuidado em saúde durante os estágios curriculares no SUS. É um estudo de natureza descritiva com dados qualitativos e quantitativos, produzidos por meio de um questionário com 32 questões, dos relatórios dos estudantes no estágio na Atenção Primária à Saúde e entrevistas. O questionário foi enviado para 491 egressos de 2012/1 a 2017/2, sendo que destes, 172 egressos aceitaram participare responderam ao questionário. Convidou-se uma amostra intencional de 14 egressos para realização de entrevistas. O material quantitativo foi submetido à estatística descritiva e os dados qualitativos foram sistematizados e submetidos a análise de conteúdo temática. A categoria temática dimensões da gestão do cuidado em saúde foi analisada considerando o referencial teórico de Cecílio (2011).Os egressos apresentavam médiade 26 anos de idade, sendo a maioria (70,1%)do sexo feminino e30,4% estão empregados na rede pública de saúde. A inserção na comunidade, o entendimento do SUS, o trabalho em equipe interprofissional e a compreensão da cultura e das diferentes realidades dos usuários fizeram parte do itinerário formativo dos egressos, de modo a prepará-los para a atenção integral ao usuário. Conclui-se queos cenários de práticas dos estágios curricularespossibilitaramaos estudantesinteragir com as várias dimensões da gestão do cuidado em saúde ...
Abstract
After the National Curriculum Guidelines (DCN), in 2002, the curriculum of undergraduate courses in Dentistry became more sensitive to the needs of the Unified Health System (SUS). This study aimed to analyze the perceptions of graduates of a Dentistry course at a public university about their experiences in health care management during theircurricular internships at SUS. This was a descriptive study with qualitative and quantitative data, conducted by a questionnaire containing 32 questions, ...
After the National Curriculum Guidelines (DCN), in 2002, the curriculum of undergraduate courses in Dentistry became more sensitive to the needs of the Unified Health System (SUS). This study aimed to analyze the perceptions of graduates of a Dentistry course at a public university about their experiences in health care management during theircurricular internships at SUS. This was a descriptive study with qualitative and quantitative data, conducted by a questionnaire containing 32 questions, student reports in the internship in Primary Health Care and interviews. The questionnaire was sent to 491 graduates from 2012/1 to 2017/2, of which 172 graduates agreed to participate and responded to the questionnaire. An intentional sample of 14 graduates was invited to perform the interviews. The quantitative material was analyzed by descriptive statistics, and qualitative data were systematized and submitted to thematic content analysis. The thematic category dimensions of health care management were analyzed considering the theoretical framework of Cecílio (2011). The graduates had mean age 26 years,most (70.1%) were females and 30.4% were employed in the public health network. Insertion in the community, understanding of SUS, work in an interprofessional team and understanding of the culture and different realities of users were part of the trainingitinerary of graduates, to prepare them for the comprehensive attention to the user. It is concluded that the practice scenarios of curricular internships allowed students to interact with the various dimensions of health care management ...
Contido em
Revista da ABENO. São Paulo. Vol. 22, n. 2 (2022),1688, 14 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License