Inclusão de surdos na Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Paraí
dc.contributor.advisor | Kraemer, Graciele Marjana | pt_BR |
dc.contributor.author | Silvestri, Gisele Somensi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-25T03:31:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256311 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo analisa as relevâncias da Instituição de Surdos chamada Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Paraí (APASPI) no Rio Grande do Sul (RS), seus marcos políticos e culturais no município de Paraí e região. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque em entrevistas estruturadas com surdos que frequentam a Associação. O estudo é desdobrado a partir do seguinte problema de pesquisa: qual a relevância da Associação de Surdos para a constituição de marcadores políticos e culturais aos sujeitos surdos no município de Paraí (RS)? Em vista do problema de pesquisa elencado estruturou-se o seguinte objetivo geral: analisar e compreender a relevância da Associação de Surdos na constituição de marcadores políticos e culturais aos sujeitos surdos no município de Paraí no RS. O desdobramento do objetivo geral nos específicos compreende os seguintes movimentos, a) apresentar uma breve história dos movimentos que marcam a educação dos surdos em nosso país; b) compreender a partir da perspectiva dos sujeitos surdos, como a o espaço de Associação de surdos a Associação de Pais e Amigos de Paraí contribui na constituição de uma perspectiva cidadã. Diante das vivências cotidianas com o mundo ouvinte, o surdo encontra limitações em seu cotidiano, assim o principal objetivo desta pesquisa é considerar os benefícios que o surdo encontra em sua participação na Associação para surdos. No estudo desenvolvido, a história da educação de surdos em nosso país foi brevemente retomada, em seguida atentou-se para a relevância da Associação na comunidade surda em vista da política de inclusão escolar em nosso país. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Paraí (RS) | pt_BR |
dc.title | Inclusão de surdos na Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Paraí | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165213 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)