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dc.contributor.advisorKraemer, Graciele Marjanapt_BR
dc.contributor.authorCastro, Karen Daiane Machado Lopespt_BR
dc.date.accessioned2023-03-25T03:31:13Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256303pt_BR
dc.description.abstractA inclusão escolar de alunos com deficiência, apesar de duas décadas de legislações que asseguram um processo gradual de efetivação do direito social de Educação de todos, ainda encontra importantes dificuldades para a sua efetivação. O despreparo para enfrentar esse desafio em atender as especificidades dos alunos com deficiência é um argumento bastante usado pelos professores. O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação docente a partir da grade curricular dos Cursos de licenciatura em Pedagogia de universidades públicas do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma análise que toma por base a perspectiva da inclusão escolar e, em vista disso, consideram-se apenas as disciplinas de caráter obrigatório, sendo para tal, analisadas as respectivas ementas curriculares. Constatou-se que os aspectos históricos e legais têm bastante ênfase, mas falta uma abordagem mais específica que propicie um conhecimento das características de cada deficiência de modo a oferecer subsídios para o futuro profissional da educação promover práticas pedagógicas que considerem as especificidades dos sujeitos envolvidos. A mudança nos modos de representação dos sujeitos com deficiência e de seu desenvolvimento são fundamentais para que a formação na docência possa produzir um processo gradual de efetivação da política de inclusão escolar em nosso país.pt_BR
dc.description.abstractThe school inclusion of students with disabilities, despite two decades of legislation that ensures a gradual process of realization of the social right to Education for all, still encounters important difficulties for its effectiveness. The unpreparedness to face this challenge in attending the specificities of students with disabilities is an argument that is often used by teachers. The present work aims to analyze teacher training based on the curriculum of the Pedagogy Degree Courses at public universities from the state of Rio Grande do Sul. It is an analysis which is based on the perspective of school inclusion and, in view of this, only the mandatory subjects are considered, and for this purpose, the respective curriculum syllabuses are analyzed. It was found that the historical and legal aspects have a lot of emphasis, but there is a lack of a more specific approach, able to provide knowledge of the characteristics of each disability in order to offer subsidies for the future education professional to promote pedagogical practices that consider the specificities of the subjects involved. The change in the ways of representing people with disabilities and their development are fundamental, so that teaching training can produce a gradual process of putting into effect the school inclusion policy in our country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDisabled studentsen
dc.subjectProfessor : Formaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.titleFormação docente nos cursos de Pedagogia e a inclusão escolar de alunos com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165239pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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