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A etnomatemática para anos iniciais do ensino fundamental : respeito à diversidade cultural
dc.contributor.advisor | Santos, Suelen Assunção | pt_BR |
dc.contributor.author | Dotto, Luiz Jones | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-25T03:30:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256286 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, cuja intenção foi aprofundar o conhecimento sobre a Etnomatemática. A pesquisa foi realizada somente no âmbito da revisão bibliográfica. Por esta razão, estabeleceu-se como questionamento de pesquisa: De que modo a Etnomatemática pode ser vivenciada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? A investigação se trata de um olhar de respeito e valorização de culturas minoritárias, como no caso dos negros e dos índios. Buscando na revista científica “Educação Matemática em Revista”, número 60, de 2018, a qual se tratava de um dossiê sobre Etnomatemática com vinte e cinco artigos, esta pesquisa se valeu do aporte teórico de nove desses atigos. Além disso, o trabalho também investiga – apenas no campo teórico e reflexivo - a potencialidade da relação dos Jogos Africanos “Semeando com a Família Mancala” com a Educação Matemática. O estudo teve como objetivos o encontro de elementos para estabelecer uma prática pedagógica através de um jogo de forma lúdica, desenvolvendo conhecimentos matemáticos e etnomatemáticos. Para tal, o jogo selecionado foi o “Família Mancala”, de origem africana, sendo considerado um jogo de semeadura ou jogo de contagem e captura, com regras próprias envolvendo o raciocínio lógico e matemático, podendo ser jogado, inclusive, por crianças cegas, por ser tátil e lógico, o que favorece a inclusão e o respeito à diversidade cultural, pois, além do jogo em si, ele possibilita o trabalho de assuntos pertinentes à História e à Geografia de forma interdisciplinar, sendo construídos o respeito e a valorização de outras culturas, demonstrando que cada povo tem a sua importância na construção e na consolidação da sociedade. Ressaltamos, porém, que mesmo com a investigação do jogo, as reflexões sobre ele ocorreram apenas no campo da pesquisa bibliográfica, não havendo sua aplicação em sala de aula. Em termos metodológicos, a pesquisa se constitui pior meio de caráter bibliográfico de cunho qualitativo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is a result of the construction of the Final Project of the Pedagogy Course whose intention was to deepen the knowledge about Ethnomathematics. The research was carried out only in the scope of the bibliographic review. For this reason, the research question was established as follows: In what way can Ethnomathematics be experienced in the Early Elementary School? The investigation is about respecting and valuing minority cultures, as in the case of blacks and Indians. Searching the scientific journal "Educação Matemática em Revista", number 60, 2018, which was a dossier on Ethnomathematics with twenty-five articles, this research made use of the theoretical contribution of nine of these articles. In addition, the work also investigates – only in the theoretical and reflective field - the potentiality of the relationship of the African Games "Sowing with the Mancala Family" with Mathematics Education. The study aimed at finding elements to establish a pedagogical practice through a game in a playful way, developing mathematical and ethnomathematical knowledge. To this end, the game selected was the "Mancala Family", of African origin, which is considered a sowing game or a counting and catching game, with its own rules involving logical and mathematical reasoning, and can be played, even by blind children, because it is tactile and logical, which favors inclusion and respect for cultural diversity, In addition to the game itself, it enables the work of subjects pertinent to History and Geography in an interdisciplinary way, building respect and appreciation for other cultures, showing that each people has its importance in the construction and consolidation of society. We emphasize, however, that even with the investigation of the game, the reflections about it occurred only in the field of bibliographic research, without its application in the classroom. In methodological terms, the research is worse by means of a qualitative bibliographic character. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ethnomathematics | en |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ludicity | en |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Culture | en |
dc.subject | Ensino fundamental : Séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Elementary school - early years | en |
dc.subject | Respect | en |
dc.subject | Respeito | pt_BR |
dc.title | A etnomatemática para anos iniciais do ensino fundamental : respeito à diversidade cultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Zílio, Cátia | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165242 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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