Eu te amo : a representação do amor pós-moderno no filme de Arnaldo Jabor
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de estudar a representação do amor pós-moderno proposta pelo diretor brasileiro Arnaldo Jabor em sua obra cinematográfica Eu Te Amo (1981). O amor é contemplado por essa pesquisa como uma expressão cultural cujas qualidades são atribuídas pelos valores encontrados no âmbito social e temporal em que está inserida, e será descrito através de duas bases teóricas principais: a história do amor no Brasil, conforme observada e descrita por Mary Del Priore, e a elaboração ...
Este trabalho tem o objetivo de estudar a representação do amor pós-moderno proposta pelo diretor brasileiro Arnaldo Jabor em sua obra cinematográfica Eu Te Amo (1981). O amor é contemplado por essa pesquisa como uma expressão cultural cujas qualidades são atribuídas pelos valores encontrados no âmbito social e temporal em que está inserida, e será descrito através de duas bases teóricas principais: a história do amor no Brasil, conforme observada e descrita por Mary Del Priore, e a elaboração do conceito de amor líquido no espaço da pósmodernidade, preconizada por Zygmunt Bauman. O estudo da representação do amor nesta pesquisa é feito com base na percepção do cinema como uma prática social e do filme como um produto cultural de massa que condensa concepções e paradigmas vigentes em sua época e sociedade. ...
Abstract
This assignment’s goal is to study the representation of postmodern love proposed by the Brazilian film director Arnaldo Jabor in his motion picture Eu Te Amo (1981). Love is beheld by this research as a cultural expression with qualities attributed by the values found in the social environment in which it is inserted, and will be described through two main theoretical bases: the history of love in Brazil, according to what observed and described Mary Del Priore, and the elaboration of the conc ...
This assignment’s goal is to study the representation of postmodern love proposed by the Brazilian film director Arnaldo Jabor in his motion picture Eu Te Amo (1981). Love is beheld by this research as a cultural expression with qualities attributed by the values found in the social environment in which it is inserted, and will be described through two main theoretical bases: the history of love in Brazil, according to what observed and described Mary Del Priore, and the elaboration of the concept of liquid love in the field of postmodernity, as conceived by Zygmunt Bauman. The study of the representation of love in this research is done based on the perspective of cinema as a social practice and of film as a mass cultural product which condenses conceptions and paradigms valid in its era and society. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License