Negociações identitárias em narrativas de homens que trabalham com serviços sexuais online
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação buscou compreender os processos dialógicos de posicionamento identitário em construções narrativas, no campo sexual e de gênero, entre homens que trabalham com serviços sexuais online. Para isso, com inspiração netnográfica foi feito estudo exploratório das redes sociais Twitter e OnlyFans e foram realizadas entrevistas narrativas com 5 homens que trabalham com sexo por meio dessas redes. A condução da investigação, a construção e a análise de dados estiveram alinhadas com a Ps ...
Esta dissertação buscou compreender os processos dialógicos de posicionamento identitário em construções narrativas, no campo sexual e de gênero, entre homens que trabalham com serviços sexuais online. Para isso, com inspiração netnográfica foi feito estudo exploratório das redes sociais Twitter e OnlyFans e foram realizadas entrevistas narrativas com 5 homens que trabalham com sexo por meio dessas redes. A condução da investigação, a construção e a análise de dados estiveram alinhadas com a Psicologia histórico-cultural, a teoria do self dialógico e a abordagem a partir do Sul Global sobre masculinidades. A dissertação foi constituída por dois estudos. O Estudo 1 almejou refletir sobre as vivências profissionais e histórias de vida dos participantes, correlacionando-as com as políticas de desmonte de direitos laborais e a plataformização do trabalho, majoradas pela pandemia de covid-19. Percebeu-se a implementação dessas políticas junto com o trabalho plataformizado vulnerabilizam a categoria já marginalizada; que os processos de uso de redes sociais para o trabalho oportunizam o colamento de uma posição influencer dos trabalhadores sexuais, em busca de engajamento; e o mercado sexual transnacional ganha configuração digital, mas mantém recortes raciais e coloniais. No Estudo 2, buscou-se compreender os processos dialógicos de posicionamento identitário em construções narrativas, no campo sexual e de gênero, entre homens que trabalham com serviços sexuais online. Com inspiração na teoria fundamentada, foram categorizados os posicionamentos assumidos pelos participantes por meio de sua narrativa, resultando em: expressão de masculinidade dissonante com a norma; a militância por pautas que lhes atravessam; os limites entre o desejo e o trabalho sexual; o ganhar dinheiro e sustentar a família; e os efeitos de ser famoso. Considera-se que o trabalho sexual online permite maior amplitude de vivências das masculinidades, em sua diversidade, porém as plataformas, por meio do engajamento, forçam comportamento sexual agressivo nas produções de conteúdo e conserva padrões raciais e coloniais, já examinados no mercado do sexo transnacional comum. Há, ainda, o fenômeno do ethos influencer tem desdobramentos na atitude de militante na defesa de pautas, mas também vinculada ao engajamento. ...
Abstract
This paper aimed to compreehend the dialogic processes of identity positioning in narrative constructions, in the sexual and gender field, among men who work with online sexual services. For this, with netnographic inspiration, an exploratory study of the social media Twitter and OnlyFans was made and 5 men who work with sex was narratively interviewed in these socials. The investigation, the construction and the analysis of data were aligned with the historical cultural psychology, the theory ...
This paper aimed to compreehend the dialogic processes of identity positioning in narrative constructions, in the sexual and gender field, among men who work with online sexual services. For this, with netnographic inspiration, an exploratory study of the social media Twitter and OnlyFans was made and 5 men who work with sex was narratively interviewed in these socials. The investigation, the construction and the analysis of data were aligned with the historical cultural psychology, the theory of the dialogical self and a Southern approach to masculinities. The dissertation consisted of two articles. Article 1 aimed to think over on the professional experiences and life stories of the participants, correlating them with the policies of dismantling labor rights and the platformisation of work, enhanced by the covid-19 pandemic. The results were: the implementation of these policies together with the social media work make the already marginalized category vulnerable; the process of using social media for work makes it possible to paring sex workers to an influential position, seeking of engagement; and the transnational sex market has a digital configuration, but maintained racial and colonial aspects. In Article 2, we aimed to comprehend the dialogic processes of identity positioning in narrative stories, in the sexual and gender field, among men who work with online sexual services. Inspired by the grounded theory, the positioning taken by participants through their narrative were categorized. The results were: expression of masculinity dissonant with the norm; militancy for them intersectionality; the boundaries between desire and sex work; get money and supporting the family; and the effects of being famous. The conclusion was: online sex work allows a multiplicity experience of masculinities, in their diversity, but social media, through engagement, leads to aggressive sexual behavior in the productions and preserve racial and colonial intersections, already examined in the sex market common transnational. There is also the phenomenon of the ethos influencer with has consequences for the militant attitude in the defense of agendas, but it is also linked to engagement. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Psicologia (695)
Este item está licenciado na Creative Commons License