Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia analisa as estratégias de comunicação online de dois dos candidatos às eleições presidenciais de 2010 no Brasil, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), buscando compreender como eles estão utilizando a internet na fase de pré-campanha, ou seja, antes de 5 de julho. Deseja-se verificar se a rede está sendo utilizada apenas como mais um meio para obterem visibilidade pública, ou se seus recursos interativos são de fato aproveitados pelos candidatos, aproximando o internauta-elei ...
Esta monografia analisa as estratégias de comunicação online de dois dos candidatos às eleições presidenciais de 2010 no Brasil, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), buscando compreender como eles estão utilizando a internet na fase de pré-campanha, ou seja, antes de 5 de julho. Deseja-se verificar se a rede está sendo utilizada apenas como mais um meio para obterem visibilidade pública, ou se seus recursos interativos são de fato aproveitados pelos candidatos, aproximando o internauta-eleitor dos mesmos. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos campos da comunicação, da política e da internet, recorre aos métodos de busca documental, pesquisa de campo e observação participante, e tem como objeto os sites e mídias sociais em que Dilma e Serra se fazem presentes. A articulação do material demonstra que a candidata do PT explora a rede como lugar de visibilidade e que o candidato do PSDB interage mais com os usuários da internet. Serra pode, também, estar valendo-se das próprias características deste meio para “aparecer” mais e de modo disfarçado na fase da pré-campanha. ...
Abstract
This monograph analyzes the online communication strategies of two candidates for the presidential elections of 2010 in Brazil, Dilma Rousseff (PT) and José Serra (PSDB), trying to understand how they are using the internet at the pre-campaign, in other words, before 5 July. It is wanted to check if the network is being used only as one more media to gain public visibility, or if its interactive features are actually utilized by the candidates, bringing the surfer-elector closer to them. The re ...
This monograph analyzes the online communication strategies of two candidates for the presidential elections of 2010 in Brazil, Dilma Rousseff (PT) and José Serra (PSDB), trying to understand how they are using the internet at the pre-campaign, in other words, before 5 July. It is wanted to check if the network is being used only as one more media to gain public visibility, or if its interactive features are actually utilized by the candidates, bringing the surfer-elector closer to them. The research is based theoretically on the fields of communication, politics and the internet, uses the methods of document searching, field research and participant observation, and its object are sites and social medias where Dilma and Serra are present. The articulation of the material shows that the PT candidate operate the network as a place of visibility and that the PSDB candidate interacts more with the internet users. Serra may also be betaking the very nature of the media to "appear" more and in a disguised form at the pre-campaign. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License