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dc.contributor.advisorAntunes, Carlos Leonardo Bonturimpt_BR
dc.contributor.authorFialho, Luise Cristine Spieweckpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-11T03:30:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255640pt_BR
dc.description.abstractMovida por reflexões sobre a escrita de ficção, esta dissertação é composta por uma parte ensaística e outra criativa, que inclui a escrita de uma novela inédita. O primeiro ensaio investiga as ligações possíveis entre silêncio e criação a partir de Giorgio Agamben, Susan Sontag e Virginia Woolf. Guiado pela leitura de obras literárias de Aline Bei, Annie Ernaux e Marguerite Duras, aponta-se o silêncio como um aceno ao inenarrável que mantém viva a inspiração da artista na obra e abre-a em possibilidades. O segundo ensaio propõe um intercâmbio entre as polaridades peso e leveza a partir de Italo Calvino, Milan Kundera e Byung-Chul Han e espelhamentos observáveis em Elena Ferrante e Otto, sugerindo que a solidez do peso pode ser fundamental ao alcance da leveza. Como parte da pesquisa e em diálogo com o percurso teórico, desenvolveu-se a escrita de Peônia, uma novela inédita cujo memorial de criação também compõe este trabalho. O memorial apresenta reflexões adicionais sobre literatura e sobre as escolhas narrativas adotadas, articulando ideias de Oscar Wilde, Gaston Bachelard e Roland Barthes, entre outros autores e autoras.pt_BR
dc.description.abstractInstigated by reflections on fiction writing, this master’s dissertation is divided into two sections: an essayistic and a creative one. The latter includes an original novella. The first essay investigates connections between silence and creation, following theory from Giorgio Agamben, Susan Sontag, and Virginia Woolf. Guided by the literary works from Aline Bei, Annie Ernaux, and Margarite Duras, it indicates silence as a representation of that which cannot be narrated, a component that keeps the artist’s inspiration alive in their creation, opening it up to possibilities. The second essay proposes the exchange between the polarities weight and lightness from the considerations of Italo Calvino, Milan Kundera, and Byung- Chul Han and observable mirroring in the fiction works of Elena Ferrante and Otto, suggesting that the density and heaviness of weight might be essential in order to reach lightness. Part of the research, in dialogue with the theoretical journey, is the writing of the fictional work, Peônia. Its creation memorial is also included in the present work. This memorial presents additional reflections on literature and narrative choices, articulating ideas of Oscar Wilde, Gaston Bachelard, and Roland Barthes among other theorists.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrazilian Literatureen
dc.subjectEscrita criativapt_BR
dc.subjectCreative writingen
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectFictionen
dc.subjectSilênciopt_BR
dc.subjectLightnessen
dc.subjectSilenceen
dc.titlePeônia: silêncio, peso e leveza na criação ficcionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163921pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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