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dc.contributor.advisorSvartman, Eduardo Munhozpt_BR
dc.contributor.authorCoutinho, Cremildo de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2023-03-11T03:28:04Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255580pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa avalia os aspectos que concorrem para o fracasso ou sucesso dos processos de paz em Moçambique, RDC e Angola, em abordagem qualitativa, na vertente comparada. Os dados coletados, descritos e analisados ao longo do estudo, revelam que os processos não foram um total insucesso, e nem um sucesso em todos os níveis, mas que precisam de um melhoramento contínuo, tanto nos arranjos institucionais, quanto nos processos de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) e processos eleitorais, assim como na reconciliação entre os beligerantes e ex-inimigos. Na base do paradigma neo-institucionalista, a pesquisa expõe que estes países carecem de instituições fortes, daí o desafio da consolidação e fortalecimento da gestão institucional, visando à superação dos traumas em decorrência da guerra, colmatar o incentivo de retorno à guerra e, consequentemente, a transmutação com eficácia para o alcance de uma paz sustentável. A pesquisa revela também que, não obstante a oficialização de democracias liberais, um dos pontos fulcrais que determinaram a assinatura de Acordos de Paz em mesa de negociações, conforme se constata, é a prevalência da Paz Negativa. Portanto, apesar do cessar-fogo que determinou o fim de guerras civis que dilaceravam as três soberanias nacionais, a prática mostra, fundamentalmente, a realização regular de eleições em contextos de cultura política autoritária enraizada, em detrimento da Paz como Integração.pt_BR
dc.description.abstractThe research evaluates the aspects that contribute to the failure or success of peace processes in Mozambique, DRC and Angola, in a qualitative approach, in the comparative aspect. The data collected, described and analyzed throughout the study, reveal that the processes were not a total failure, nor a success at all levels, but that they need continuous improvement, both in institutional arrangements and in the Disarmament, Demobilization and Reintegration (DDR) and electoral processes, as well as reconciliation between the belligerents and former enemies. On the basis of the neo-institutionalist paradigm, the research exposes that these countries lack strong institutions, hence the challenge of consolidating and strengthening institutional management, aiming at overcoming the traumas resulting from the war, filling the incentive to return to war and, consequently, the effective transmutation to reach a sustainable peace. The research also reveals that, despite the formalization of liberal democracies, one of the key points that determined the signing of Peace Accords at the negotiating table, as observed, is the prevalence of Negative Peace. Therefore, despite the ceasefire that determined the end of civil wars that tore apart the three national sovereignties, practice shows, fundamentally, the regular holding of elections, in contexts of deep-rooted authoritarian political culture, to the detriment of Peace as Integration.en
dc.description.abstractLa recherche évalue les aspects qui contribuent à l'échec ou au succès des processus de paix en Mozambique, en RDC et en Angola, dans une approche qualitative, dans l'aspect comparatif. Les données recueillies, décrites et analysées tout au long de l'étude, révèlent que les processus n'ont pas été un échec total, ni une réussite à tous les niveaux, mais qu'ils nécessitent une amélioration continue, tant dans les arrangements institutionnels que dans les processus de Désarmement, Démobilisation et Réintégration (DDR) et les processus électoraux, ainsi que la réconciliation entre les belligérants et les anciens. ennemis. Sur la base du paradigme néo-institutionnaliste, la recherche expose que ces pays manquent d'institutions fortes, d'où le défi de consolider et de renforcer la gestion institutionnelle, visant à surmonter les traumatismes résultant de la guerre, à combler l'incitation à retourner à la guerre et, par conséquent, la transmutation efficace pour parvenir à une paix durable. La recherche révèle également que, malgré la formalisation des démocraties libérales, l'un des points clés qui a déterminé la signature d'accords de paix à la table des négociations, que l'on peut voir, est la prévalence de la paix négative. Ainsi, malgré le cessez-le-feu qui a déterminé la fin des guerres civiles qui ont déchiré les trois souverainetés nationales, la pratique montre, fondamentalement, la tenue régulière d'élections, dans des contextes de culture politique autoritaire profondément enracinée, au détriment de la Paix comme Intégration.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPeace Processesen
dc.subjectPaz socialpt_BR
dc.subjectDesarmamentopt_BR
dc.subjectInstitutional Arrangementsen
dc.subjectArranjo institucionalpt_BR
dc.subjectDDRen
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectElectionsen
dc.subjectReconciliaçãopt_BR
dc.subjectReconciliationen
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectProcessus de paixfr
dc.subjectArrangements institutionnelsfr
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectÉlectionsfr
dc.subjectRepública Democrática do Congopt_BR
dc.subjectAngolapt_BR
dc.subjectRéconciliationfr
dc.titleProcessos de paz na África austral : análise comparada entre Moçambique, República Democrática do Congo e Angolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001164035pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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