Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorGuizzo, Bianca Salazarpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T03:26:05Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0101-3262pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255400pt_BR
dc.description.abstractA partir dos estudos pós-críticos de currículo, o artigo objetiva discutir como operam os livros didáticos para docentes de creche, a partir de uma epistemologia do infantil. Tal epistemologia é uma racionalidade que funciona por meio da enunciação de uma perspectiva organicista de desenvolvimento humano. O corpus analítico é constituído por cinco livros. Metodologicamente, é realizada uma análise do discurso foucaultiana, em que são mapeadas as tecnologias presentes nos livros. Infere-se que as obras analisadas incidem na regulação da docência, por meio da epistemologia do infantil em pauta.pt_BR
dc.description.abstractBased on postcritical curriculum studies, the article aims to discuss how textbooks for daycare teachers operate from an epistemology of childhood. Such an epistemology is a rationality that works through the enunciation of an organicist perspective of human development. The analytical corpus consists of five books. Methodologically, a Foucauldian discourse analysis is performed, in which the technologies present in the books are mapped. It is inferred that the analyzed works have an impact on the regulation of teaching, through the epistemology of the child in question.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 43, n. 119 (jan./abr. 2023), p. 5-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDay careen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectDidactic booken
dc.subjectTeachingen
dc.titleO currículo da creche em livros didáticos para docentes : da epistemologia do infantil à regulação da docênciapt_BR
dc.title.alternativeThe daycare curriculum in textbooks for teachers : from the epistemology ofchildhood to the regulation of teachingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162704pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples