Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorVieira, Lucas Carbonipt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T03:25:59Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1415-1928pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255392pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação envolveu análise de 20 edições da Revista Nova Escola publicadas no período entre os anos de 1987 e 1988. Nosso gesto analítico focou a sessão “Sala dos Professores”. O objetivo do estudo era compreender os sentidos referentes ao ser professor, analisando a existência (ou não) de ecos discursivos advindos da memória produzida pelos dizeres de docentes em uma revista dedicada às temáticas da educação. Ao corpus analítico a questão dirigida foi: que sentidos podem ser evidenciados nos dizeres dos professores autores dos depoimentos? Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Ernst-Pereira e Mutti nos deram suporte para pensar a docência desde a Análise de Discurso francesa. Nossos gestos de interpretação conduziram ao reconhecimento de dois sentidos apreendidos nos depoimentos: experiência como saber válido e busca de formação profissional. Eles fazem parte de uma Formação Discursiva Docente Escolar (FDDE) e remetem à preocupação com a qualidade das práticas formadoras.pt_BR
dc.description.abstractThis investigation involved reviewing 20 editions of the new school magazine published in the period between the years 1987 and 1988. Our analytical gesture focused on the session "Teacher Room". The objective of the study was to understand the senses regarding the teacher, analyzing the existence (or not) of discursive echoes arising from the memory produced by the sayings of teachers in a magazine dedicated to the themes of education. To the analytical corpus the directed issue was: what ways can be evidenced in the words of the testimony teachers? Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Ernst-Pereira and Mutti gave us support to think about teaching from French speech analysis. Our gestures of interpretation led to the recognition of two senses seized in the testimonies: experience as a valid knowledge and pursuit of vocational training. They are part of a school teacher discursive training (FDDE) and refer to concern about the quality of training practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLinguagem & ensino. Pelotas. Vol. 24, n.3 (jul./set. 2021), p. 584-602pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectTeaching identitiesen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.titleUm olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeA discursive look at the “Teachers Room” in the Nova Escola Magazine : teachers' sayings and professional training sensesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162287pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples