Desenvolvimento de objetos 3D físicos e virtuais para museus de ciências naturais : diretrizes baseadas na avaliação da satisfação do usuário
dc.contributor.advisor | Silva, Fábio Pinto da | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbieri, Gabriel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T03:27:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/255255 | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias 3D aliadas ao design são ferramentas importantes para atualizar e difundir o conhecimento em diversas áreas. Em museus, tecnologias como digitalização 3D, fabricação digital e realidade virtual possuem grande potencial para a educação patrimonial e outras ações de preservação do patrimônio cultural e natural. Porém, para integrar as tecnologias 3D e melhor vivenciar esses espaços nos dias atuais, são demandadas soluções que visem aperfeiçoar a experiência e a satisfação do usuário. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é criar diretrizes para o uso de objetos 3D, físicos e virtuais, baseadas na avaliação da satisfação do usuário em ambientes museológicos. A metodologia proposta consiste em digitalizar em 3D parte do acervo do Museu de Ciências Naturais da UFRGS (MUCIN), propor interações com objetos físicos e virtuais, e avaliar a satisfação do usuário. Como resultados, foram digitalizados 12 objetos do MUCIN, sendo 3 selecionados para o desenvolvimento de projetos físicos (por impressão 3D) e virtuais (com uso de óculos de realidade virtual), os quais, por sua vez, foram aplicados em experimentos no museu para avaliação da satisfação do usuário. A maioria dos visitantes considerou os experimentos divertidos e foi constatado um impacto positivo na satisfação dos usuários do MUCIN. A partir disso, considerando as potencialidades e limitações do uso de objetos 3D, físicos e virtuais, no museu foram propostas as referidas diretrizes. Espera-se que as diretrizes propostas possam contribuir para o desenvolvimento de interações com tecnologias 3D capazes de aumentar o grau de satisfação do usuário em museus, bem como que auxiliem a promover a preservação do patrimônio cultural e natural. | pt_BR |
dc.description.abstract | Doctoral Thesis – School of Engineering, Federal University of Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. 3D technologies combined with design are important tools for updating and disseminating knowledge in several areas. In museums, technologies such as 3D scanning, digital fabrication and virtual reality have great potential for heritage education and other actions to preserve cultural and natural heritage. However, in order to integrate 3D technologies and better experience these spaces today, solutions are required that aim to improve user experience and satisfaction. In this sense, the objective of this work is to create guidelines for the use of 3D objects, physical and virtual, based on the evaluation of user satisfaction in museum environments. The proposed methodology consists of 3D scanning parts of the collection of the Museum of Natural Sciences of UFRGS (MUCIN), proposing interactions with physical and virtual objects, and evaluating user satisfaction. As a result, 12 MUCIN objects were scanning, 3 of which were selected for the development of physical (3D printing) and virtual (using virtual reality glasses) projects, which, in turn, were applied in experiments at the museum to user satisfaction assessment. Most visitors found the experiments fun and a positive impact on MUCIN user satisfaction was found. From this, considering the potential and limitations of the use of 3D objects, physical and virtual, these guidelines were proposed in the museum. It is expected that the proposed guidelines can contribute to the development of interactions with 3D technologies capable of increasing the degree of user satisfaction in museums, as well as helping to promote the preservation of cultural and natural heritage. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Design and technology | en |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | 3D scanning | en |
dc.subject | 3D printing | en |
dc.subject | Digitalização tridimensional | pt_BR |
dc.subject | Virtual reality | en |
dc.subject | Impressão tridimensional | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Cultural and natural heritage | en |
dc.subject | Heritage education in museum | en |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de objetos 3D físicos e virtuais para museus de ciências naturais : diretrizes baseadas na avaliação da satisfação do usuário | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of physical and virtual 3D objects for natural science museums : guidelines based on user satisfaction assessment | en |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001163536 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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