A trajetória da publicística como proposta criadora de uma ciência da comunicação autônoma nos países de língua alemã
View/ Open
Date
2012Author
Type
Title alternative
Publicistics’ trajectory as a creative proposal for an autonomous communication science in German-speaking countries
La trayectoria de la publicística como propuesta creadora de una ciencia de la comunicación autónoma en los países de habla alemana
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A comunicação tornou-se campo de estudo acadêmico cuja reflexão sobre a própria história vincula-se à narrativa em que despontam suas origens norteamericanas. O presente estudo trabalha com a hipótese de que este relato precisa ser revisto e, doravante, passar a ser tratado como mito acadêmico. De fato, seus supostos apareceram antes, no espaço cultural alemão, onde já na década de 1920 se operava com atitude científica disciplinar sobre o assunto, empregandose o termo Publizistikwissenschaft ( ...
A comunicação tornou-se campo de estudo acadêmico cuja reflexão sobre a própria história vincula-se à narrativa em que despontam suas origens norteamericanas. O presente estudo trabalha com a hipótese de que este relato precisa ser revisto e, doravante, passar a ser tratado como mito acadêmico. De fato, seus supostos apareceram antes, no espaço cultural alemão, onde já na década de 1920 se operava com atitude científica disciplinar sobre o assunto, empregandose o termo Publizistikwissenschaft (ciência do publicismo ou publicística). O texto relata as origens, formação e declínio deste projeto acadêmico-disciplinar, até meados dos anos 1970. ...
Abstract
Communication has become an academic field whose reflection about its own history has connected itself to a narrative in which its American origins are highlighted. This paper contests this account and suggests it must be seen as an academic myth. We argue here that Germans have launched the project to create an autonomous science of communication under the label of Publizistikwissenschaft already in the 1920’s. The article approaches the origins, growth and decline of this project in the middl ...
Communication has become an academic field whose reflection about its own history has connected itself to a narrative in which its American origins are highlighted. This paper contests this account and suggests it must be seen as an academic myth. We argue here that Germans have launched the project to create an autonomous science of communication under the label of Publizistikwissenschaft already in the 1920’s. The article approaches the origins, growth and decline of this project in the middle 1970’s. ...
Resumen
In
Comunicação & sociedade. São Bernardo do Campo, SP. Vol. 33, n. 57 (jan./jun. 2012), p. 103-130
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40091)Applied and Social Sciences (4103)
This item is licensed under a Creative Commons License