A trajetória da publicística como proposta criadora de uma ciência da comunicação autônoma nos países de língua alemã
Fecha
2012Autor
Otro título
Publicistics’ trajectory as a creative proposal for an autonomous communication science in German-speaking countries
La trayectoria de la publicística como propuesta creadora de una ciencia de la comunicación autónoma en los países de habla alemana
Materia
Resumo
A comunicação tornou-se campo de estudo acadêmico cuja reflexão sobre a própria história vincula-se à narrativa em que despontam suas origens norteamericanas. O presente estudo trabalha com a hipótese de que este relato precisa ser revisto e, doravante, passar a ser tratado como mito acadêmico. De fato, seus supostos apareceram antes, no espaço cultural alemão, onde já na década de 1920 se operava com atitude científica disciplinar sobre o assunto, empregandose o termo Publizistikwissenschaft ( ...
A comunicação tornou-se campo de estudo acadêmico cuja reflexão sobre a própria história vincula-se à narrativa em que despontam suas origens norteamericanas. O presente estudo trabalha com a hipótese de que este relato precisa ser revisto e, doravante, passar a ser tratado como mito acadêmico. De fato, seus supostos apareceram antes, no espaço cultural alemão, onde já na década de 1920 se operava com atitude científica disciplinar sobre o assunto, empregandose o termo Publizistikwissenschaft (ciência do publicismo ou publicística). O texto relata as origens, formação e declínio deste projeto acadêmico-disciplinar, até meados dos anos 1970. ...
Abstract
Communication has become an academic field whose reflection about its own history has connected itself to a narrative in which its American origins are highlighted. This paper contests this account and suggests it must be seen as an academic myth. We argue here that Germans have launched the project to create an autonomous science of communication under the label of Publizistikwissenschaft already in the 1920’s. The article approaches the origins, growth and decline of this project in the middl ...
Communication has become an academic field whose reflection about its own history has connected itself to a narrative in which its American origins are highlighted. This paper contests this account and suggests it must be seen as an academic myth. We argue here that Germans have launched the project to create an autonomous science of communication under the label of Publizistikwissenschaft already in the 1920’s. The article approaches the origins, growth and decline of this project in the middle 1970’s. ...
Resumen
En
Comunicação & sociedade. São Bernardo do Campo, SP. Vol. 33, n. 57 (jan./jun. 2012), p. 103-130
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39212)Ciencias Sociales Aplicadas (3975)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License