Transição da educação infantil para o ensino fundamental : uma análise das práticas docentes em escolas públicas do Litoral Norte/RS
dc.contributor.advisor | Klein, Rejane Ramos | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Stefânia Gross | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T03:23:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/255188 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo analisa as práticas docentes em relação à transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, compreendendo as especificidades de cada uma destas duas etapas da Educação Básica, assim como mapear o que diz a legislação brasileira sobre o tema e identificar quais são as orientações das escolas sobre esta transição. A coleta de dados se deu através de um questionário online enviado a 25 professores de escolas públicas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul que atuam no último ano da pré-escola da Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental. Dos 25 questionários enviados, 14 foram respondidos e considerados para a análise dos dados coletados. Este estudo é relevante, considerando a importância destas duas primeiras etapas da Educação Básica. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza Básica, iniciada com o questionamento: quais são as práticas docentes voltadas à transição das crianças de Educação Infantil para alunos do Ensino Fundamental? A partir da análise de conteúdo pode-se analisar que fica pouco evidenciado as orientações aos professores pesquisados quanto ao processo de transição das crianças. As práticas docentes da Educação Infantil concentra-se no cuidado, no desenvolvimento mais amplo da criança. Quanto aos professores do 1º ano do Ensino Fundamental evidencia-se muitos desafios para lidarem com a necessidade da alfabetização, de desenvolver aspectos cognitivos. Percebe-se algumas tentativas das professoras considerarem esse momento de transição, mas ainda de forma individualizada, dependendo da visão de cada professora e não de maneira mais coletiva, sendo encaminhada orientação geral às professoras, tanto da Educação infantil,quanto do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.description.abstract | The study analyzes teaching practices in relation to the transition of children from Early Childhood Education to Elementary Education, understanding the specificities of each of these two stages of Basic Education, as well as mapping what the Brazilian legislation says about the subject and identifying what are the guidance from schools on this transition. Data collection by took place through an online questionnaire sent to 25 teachers from public schools on the North Coast of Rio Grande do Sul who work in the last year of kindergarten and in the 1st year of Elementary School. Of the 25 questionnaires sent, 14 were answered and considered for the analysis of the collected data. This study is relevant, considering the importance of these first two stages of Basic Education. The research has a qualitative approach, of a Basic nature, starting with the question: what are the teaching practices aimed at the transition of children from Kindergarten to Elementary School students? Based on the content analysis, it can be seen that there is little evidence of guidance to the teachers surveyed regarding the children's transition process. Teaching practices in Early Childhood Education seek to focus on care, on the broader development of the child. As for teachers of the 1st year of Elementary School, there are many challenges to deal with the need for literacy, to develop cognitive aspects. It is noticed some attempts of the teachers to consider this moment of transition, but still in an individualized way, depending on the vision of each teacher and not in a more collective way. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Child education | en |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | en |
dc.subject | Public school | en |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Litoral Norte, Região (RS) | pt_BR |
dc.title | Transição da educação infantil para o ensino fundamental : uma análise das práticas docentes em escolas públicas do Litoral Norte/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001163015 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)