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dc.contributor.advisorSiqueira, André Boccasiuspt_BR
dc.contributor.authorToledo, Tanara Jurema de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T03:23:03Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255166pt_BR
dc.description.abstractA Educação Infantil é uma das etapas mais importantes da educação básica, tendo em vista que são os primeiros momentos em que a criança tem convivência em um ambiente de ensino. Logo, é um momento em que devem ser inseridos habilidades que permitam que essas crianças tenham uma noção melhor do meio onde estão inseridas, educando-as para serem cidadãs ativas, participativas e conscientes do seu papel na sociedade. O presente estudo teve como objetivo geral desenvolver uma prática relacionada à Educação Ambiental na Educação Infantil, de maneira a ressaltar a importância de se trabalhar este tema na primeira etapa da educação básica. Procurou-se responder a seguinte questão: de que modo é possível desenvolver práticas pedagógicas de Educação Ambiental em Educação Infantil? A pesquisa foi de cunho qualitativo, com uma breve revisão bibliográfica, bem como uma atividade prática-pedagógica. Conclui-se que as atividades realizadas na Educação Infantil com tema Educação Ambiental, têm grande receptividade por parte das crianças, pois as envolvem ativamente nas práticas pedagógicas e na sensibilização quanto ao Meio Ambiente.pt_BR
dc.description.abstractEarly childhood education is one of the most important stages of basic education, considering that it is one of the first moments in which the child has to live in a teaching environment, something totally different from what he was used to. Therefore, it is a time when knowledge must be inserted that allows these children to have a better idea of the environment in which they are inserted, educating them to be active, participative citizens, aware of their role in society. Thus, it is understood that inserting Environmental Education for the preservation of the environment in this context is of paramount importance, so that, from a young age, they are aware of the importance of preserving and conserving natural resources. The present study had the general objective of developing a practice related to Environmental Education in Early Childhood Education, in order to emphasize the importance of working on this theme in the first stage of basic education. We tried to answer the following question: how is it possible to develop pedagogical practices of Environmental Education in Early Childhood Education? The research was qualitative, with a brief bibliographic review, as well as a practical-pedagogical activity. It is concluded that the activities carried out in Early Childhood Education with the theme of Environmental Education are very receptive to children, as it actively involves them in pedagogical practices and in raising awareness about the Environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectSensibilizaçãopt_BR
dc.subjectAwarenessen
dc.subjectRecursos naturaispt_BR
dc.subjectNatural resourcesen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.titleEducação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163084pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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