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dc.contributor.advisorZibenberg, Igor Ghelman Sordipt_BR
dc.contributor.authorMachado, Gladis Schimitt Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T03:22:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255124pt_BR
dc.description.abstractAs crises trazem consigo as oportunidades de mudança e construção do novo. E essa é a proposta deste trabalho. Investigar, através de uma revisão bibliográfica, parte do que já foi pesquisado sobre o Ensino Remoto Emergencial na Educação Básica Pública e o que pode ser mudado no contexto escolar a partir desses processos investigativos. As buscas se deram em bases de dados virtuais, a saber: Scielo Brasil, Lume da UFRGS e no Repositório de Periódicos da CAPES. A partir delas, encontraram-se quinze publicações acadêmico/científico presentes nas referidas bases de dados. O período das publicações encontradas foi de 2020 a 2022. Com o estudo, pôde-se observar que há diferentes enfoques das publicações sobre o tema. Para análise, os artigos foram selecionados em cinco categorias: Contexto Físico / Histórico / Social da Escola Pública; Potencialidades e Dificuldades do Professor; O Papel da Família na Educação; Dificuldades do Aluno no ERE; e, A Gestão Pedagógica. O conjunto destaca vários fatores de agravamento da crise que fortalecem o desafio à comunidade científica para produzir mais materiais que possam fomentar uma transformação no sistema educacional brasileiro, abrindo portas não só a novos conhecimentos, mas, também, à operacionalização do que já existe e que não são incentivados pelo Estado ou, muito menos, buscados pela população.pt_BR
dc.description.abstractCrises bring with them opportunities to change and build something new. And this is the purpose of this work. To investigate, through a bibliographic review, part of what has already been found about Emergency Remote Teaching in Public Basic Education and what can be changed in the school context. The searches took place in virtual databases, namely: Scielo Brasil, Lume of the UFRGS and the CAPES Journal Repository. From these databases, fifteen articles published in Portuguese in magazines or periodicals were found. The period of the publications ranged from 2020 to 2022, it could be observed that there are different approaches of publications on the subject. For analysis, the articles were classified in five categories: Physical / Historical / Social Context of the Public School; Potentialities and Difficulties of the Teacher; The Role of the Family in Education; Difficulties of the Student in the ERE; and, Pedagogical Management. The set highlights several factors aggravating the crisis that strengthen the challenge to the scientific community to produce more materials that can foster a transformation in the Brazilian educational system, opening doors not only to new knowledge, but also to the operationalization of what already exists and are not encouraged by the State or, much less, sought by the population.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingen
dc.subjectPandemicen
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectEnsino via Webpt_BR
dc.subjectNon-presential teachingen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectDigital inclusionen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectCovid-19.en
dc.titleGestão pedagógica no ensino remoto na educação básica da rede pública durante a pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001162991pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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