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dc.contributor.advisorLopes, Rita de Cassia Sobreirapt_BR
dc.contributor.authorAymone, Betina Nelsispt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T03:22:35Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255104pt_BR
dc.description.abstractA dupla maternidade diz respeito à construção de maternidades partilhadas por casais de mulheres não heterossexuais. Essa configuração familiar ainda enfrenta um cenário de pouca visibilidade, ilustrada pela falta de dados oficiais no Brasil, somado a um contexto de sofrimento psíquico decorrente da falta de suporte e preconceito. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo investigar como a experiência da dupla maternidade nos anos iniciais é abordada pelas mães nos espaços digitais, buscando refletir sobre os espaços de visibilização e pertencimento dessa população. Para tal, a análise foi feita a partir das narrativas virtuais construídas por mulheres influenciadoras na rede social Instagram. Trata-se de uma pesquisa qualitativa envolvendo 431 postagens retiradas de 5 perfis selecionados, sendo os dados coletados e analisados seguindo os critérios da Análise Temática. O trabalho parte do referencial teórico dos Estudos de Gênero, Maternidade, concepções de Digital Influencers e Narrativas Digitais. Partindo dos próprios dados, foram criadas as seguintes categorias: preparação para gestação; gestação; parto; puerpério e primeiro ano em diante. A organização por etapas permitiu a exploração de temas específicos dentro de cada período relatado de maneira diacrônica. A dupla maternidade é apresentada por essas mulheres com naturalidade e dentro do mesmo ambiente de amor, descobertas e desafios que comumente marcam os relatos sobre ser mãe. Contudo, as experiências relatadas são sempre atravessadas pelas peculiaridades de ser mãe em uma relação homossexual e, dessa forma, uma família que “escapa” ao referencial heteronormativo que historicamente baliza o imaginário social e cultural sobre parentesco. Nas diferentes etapas, é possível perceber o tensionamento de estereótipos ligados não apenas à dupla maternidade, mas à parentalidade e à constituição de vínculos familiares como um todo. As narrativas digitais tornam possível que esses relatos se disseminem e que públicos diversos sejam impactados por essas manifestações. As influenciadoras assumem um papel de referência no nicho que ocupam e tomam para si muitas vezes a responsabilidade de conscientizar, informar e ajudar, ao mesmo tempo em que se reconhecem e encontram um espaço seguro de troca.pt_BR
dc.description.abstractDual maternity concerns the construction of maternity shared by couples of non-heterosexual women. This family configuration still faces a scenario of little visibility, illustrated by the lack of official data in Brazil, added to a context of psychic suffering resulting from the lack of support and prejudice. Thus, the present study aimed to investigate how the experience of dual motherhood in the early years is approached by mothers in digital spaces, seeking to reflect on the spaces of visibility and belonging of this population. To this end, the analysis was made from the virtual narratives built by women influencers on the social network Instagram. This is a qualitative research involving 431 posts taken from 5 selected profiles and the data was collected and analyzed following the Thematic Analysis criteria. The work is based on the theoretical framework of Gender Studies, Maternity, conceptions of Digital Influencers and Digital Narratives. The following categories were created: preparation for pregnancy; gestation; childbirth; puerperium and first year of the childs. The organization by stages allowed the exploration of specific themes within each period reported in a diachronic way. The dual motherhood is presented by these women with naturally and in the same environment of love, discoveries and challenges that commonly mark reports about being a mother. However, the experiences reported are always crossed by the idiosyncrasies of being a mother in a homosexual relationship and, thus, a family that “escapes” the heteronormative reference that historically guides the social and cultural imaginary about kinship. In the different stages, it is possible to perceive the tensioning of stereotypes linked not only to dual motherhood, but to parenthood and the constitution of family bonds as a whole. Digital narratives make it possible for these reports to be disseminated and for diverse audiences to be impacted by these manifestations. Influencers assume a role of reference in the niche they occupy and often take on the responsibility of raising awareness, informing and helping, while recognizing each other and finding a safe space for exchange.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectDual motherhooden
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectDigital influencersen
dc.subjectVirtual narrativesen
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectMãe : Psicologiapt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.titleA experiência da dupla maternidade nos anos iniciais : análise de narrativas digitais construídas por casais de mães influenciadoraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001162753pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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