As fronteiras simbólicas e disputas identitárias no Festival Tafona da Canção Nativa de Osório
dc.contributor.advisor | Marques, Olavo Ramalho | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Pedro Leandro Scarparo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-25T03:25:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/255002 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os Festivais Nativistas, no contexto do Movimento Nativista Gaúcho, são eventos artísticos que consistem em concursos de música que visam fomentar a criação e produção cultural de cunho regional. Há nas canções concorrentes celebrações de identidades e delimitação de fronteiras simbólicas, pois vivificam mitos de origem e tradições inventadas, em letras, melodias, ritmos, estilos, gêneros musicais e performances no palcos, nas vestimentas escolhidas (algumas de caráter “obrigatório”), assim como no uso de instrumentos musicais específicos “pré-estabelecidos” pelo movimento como pertencentes ou não ao rol de elementos legitimados como atrelados ao “gaúcho”, num sentido de salvaguarda pelos “guardiões” da identidade gaúcha. Esta identidade, supostamente representante da “nação gaúcha” e que se tornou hegemônica nos meios de comunicação e espaços destinados à cultura, viveu intensa construção, transformação e apropriação a partir do final do século XIX no Rio Grande do Sul, e os festivais nativistas foram importantes veículos neste processo. Contudo, como campo de disputas identitárias, nesses mesmos festivais outras identidades emergem, desde que “permitidas” nas triagens ou por regulamentos que estipulam algum critério permissivo, como a que reserva espaço às canções decorrentes de pesquisa sobre determinada identidade formadora do povoamento do território onde acontece o festival. A presente dissertação examina o festival “Tafona da Canção Nativa de Osório” a partir da análise de canções, regulamentos, textos de intenções da administração e entrevistas com pessoas influentes em sua realização. Em meio ao Movimento Nativista, este festival abriu a possibilidade de se verem celebradas outras identidades além daquela do gaúcho “campeiro”, através da premiação destinada às canções decorrentes de pesquisa sobre “temas litorâneos”. Busca-se refletir sobre as identidades litorâneas que tiveram representação no festival, o que se fez ancorado nas teorias sobre identidade, etnicidade e grupos étnicos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Nativist Festivals in the context of the Nativist Gaucho Movement are artistic events that consist of song competitions which aim to foment the creation of regional cultural production. In the competing songs there are celebrations of identities and delimitation of symbolic bounders. The songs vivify myths of invented traditions and origins in lyrics, melody, rhythm, styles, musical genres, stage performances, and chosen costumes (some of mandatory character). The songs also display the use of specific musical instruments, which are pre-established by the movement as belonging or not on the list of legitimized instruments linked to the “Gaúcho”, in a sense of the safeguard by the “guardians” of the “gaucho identity”. Supposedly represented by the “Gaucho nation”, this identity which became hegemonic in the media and spaces destined to the culture has lived through intense construction, transformation and appropriation from the end of the 19th century in Rio Grande do Sul. The nativist festivals were important vehicles in this process. However, like a field of identity disputes, in these same festivals other identities emerge as long as they are “allowed” in the triage or by regulations that stipulate some permissive criterion, such as the one that reserves space for songs resulted from research on the identity that forms the settlement of the territory where the festival takes place. This dissertation examines the festival “Tafona da Canção Nativa de Osório” from the analysis of its songs, regulations, texts of intentions of the administration and interviews with influential people in its realization. In the midst of the Nativist Movement, this festival opened the possibility of seeing other identities celebrated in addition to that of the gaucho rural worker, through the award given to songs resulting from the research on “coastal themes”. It seeks to reflect on the coastal identities that were represented at the festival, which was anchored in theories about identity, ethnicity and ethnic groups. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Festival Tafona da Canção Nativa (Osório, RS) | pt_BR |
dc.subject | Nativist festivals | en |
dc.subject | Festivais nativistas | pt_BR |
dc.subject | Gaucho north coast | en |
dc.subject | Regional identities | en |
dc.subject | Identidade regional | pt_BR |
dc.subject | Grupos étnicos | pt_BR |
dc.subject | Ethnic groups | en |
dc.subject | Traditionalism | en |
dc.subject | Tradicionalismo | pt_BR |
dc.subject | Litoral Norte, Região (RS) | pt_BR |
dc.title | As fronteiras simbólicas e disputas identitárias no Festival Tafona da Canção Nativa de Osório | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001153264 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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Applied and Social Sciences (6071)