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dc.contributor.advisorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorGeara, Gabriela Ballardinpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-18T03:28:57Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254914pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo construir e obter evidências de validade para um instrumento psicométrico sobre as consequências negativas da procrastinação acadêmica. O instrumento é composto por seis escalas independentes relativas à procrastinação acadêmica: frequência de procrastinação, impacto geral na vida do indivíduo, consequências acadêmicas, consequências físicas, consequências psicológicas, motivação para mudança deste comportamento e interesse em receber ajuda. O trabalho é apresentado na forma de dois artigos independentes. No primeiro, descreve-se a construção do instrumento e apresentam-se as evidências de validade. Os resultados das análises de componentes principais e dos testes de correlações com autorregulação da aprendizagem e desempenho acadêmico indicaram que o instrumento apresenta uma estrutura coerente e consistente com as expectativas iniciais, além de evidências de validade e fidedignidade adequadas. No segundo artigo, são exploradas possíveis diferenças de percepção entre universitários e universitárias sobre a procrastinação acadêmica em relação à frequência de suas consequências negativas (acadêmicas, físicas e psicológicas) bem como ao nível de impacto geral dela, nível de motivação para reduzi-la e nível de interesse em receber ajuda para isso. As análises exploratórias sugeriram padrões diferentes para cada sexo, sendo que os homens perceberam mais prejuízos acadêmicos e as mulheres mais prejuízos psicológicos. Por fim, o uso do instrumento é discutido e são apresentadas sugestões para estudos futuros.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to construct and obtain evidences of validity for a psychometric instrument about the negative consequences of academic procrastination. The instrument is composed by six independent scales related to academic procrastination: frequency of procrastination, overall impact on an individual's life, academic consequences, physical consequences, psychological consequences, motivation to change this behavior and interest in receiving help. This dissertation is presented in the form of two separated articles. In the first one, the construction of the instrument is described and its validity evidences are presented. Principal component analysis and correlation tests with self-regulated learning and academic performance indicated that the instrument’s underlying structure of measurement is coherent and consistent with initial expectations, presenting good evidences of validity and reliability. In the second article, possible differences between men and women are explored in relation to the frequence of its negative consequences (academic, physical and psychological) as well as the level of motivation to reduce it and the level of interest in receiving help for this. Exploratory analysis suggested that there are different patterns according to the sex: men reported more negative consequences related to academic aspects and women reported more negative consequences related to psychologigal aspects. Finally, the use of the constructed instrument is discussed and suggestions are presented for future studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectConsequencesen
dc.subjectValidade dos testespt_BR
dc.subjectProcrastinationen
dc.subjectCollege studentsen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectConstrução do testept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleConsequências negativas da procrastinação acadêmica : construção de um instrumento e evidências de validadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000998309pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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