Ensinar música na educação básica : a compreensão da função da docência na perspectiva de um estagiário de um curso de licenciatura em música
Fecha
2022Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Esta dissertação teve como objetivo geral investigar como o/a estagiário/a do curso de licenciatura em música constrói compreensões sobre a função de ensinar música na educação básica. Os objetivos específicos buscaram identificar as dimensões que caracterizam a ação de ensinar música, os conhecimentos implicados na ação de ensinar, considerando os eixos de conhecimento e os geradores de especificidade do saber docente, e possíveis transformações no modo de entender a função de ensinar música a ...
Esta dissertação teve como objetivo geral investigar como o/a estagiário/a do curso de licenciatura em música constrói compreensões sobre a função de ensinar música na educação básica. Os objetivos específicos buscaram identificar as dimensões que caracterizam a ação de ensinar música, os conhecimentos implicados na ação de ensinar, considerando os eixos de conhecimento e os geradores de especificidade do saber docente, e possíveis transformações no modo de entender a função de ensinar música ao longo do estágio. A dissertação está fundamentada nos estudos de Maria do Céu Roldão, que aborda a formação de professores sob a perspectiva da profissionalidade docente. A estratégia de pesquisa utilizada foi a análise documental, tendo como material empírico o portfólio de estágio elaborado por um estagiário de um curso de licenciatura em música. Os oito relatórios que compõem esse portfólio – sete relatórios de observação e um relatório final, de caráter reflexivo – foram analisados com base em um roteiro previamente estabelecido e, depois de categorizados, os dados foram reorganizados a partir do entendimento do estágio como um encontro com a escola de educação básica, mais especificamente, um conjunto de encontros: com os alunos, com as professoras, com a escola e consigo mesmo, que culminam no encontro com o ato de ensinar música. Das descrições, feitas pelo estagiário, das ações e interações dos sujeitos envolvidos nos processos de ensinar no campo de estágio, nas quais estão incorporados elementos do processo de ensino, e de suas próprias ações e reflexões, emergiram os saberes por ele reconhecidos, mobilizados ou produzidos. As dimensões da ação de ensinar música, inicialmente, são registradas de modo isolado, levando a uma compreensão parcial e fragmentada do ensino de música. Gradativamente, essa visão fragmentada dá lugar a uma visão mais completa da aula de música, indicando a aproximação do estagiário à complexidade do ato de ensinar música. Essa transformação acontece na medida em que ele se familiariza com as situações, intensifica suas interações com os sujeitos e diversifica suas vivências no campo de estágio e, paralelamente, auxiliado pelos encontros coletivos de orientação, amplia seus saberes e inicia o desenvolvimento de alguns dos geradores de especificidade do conhecimento profissional docente: a capacidade de mútua incorporação dos saberes, a capacidade analítica e a comunicabilidade. Os resultados sugerem que a compreensão do estagiário sobre a função de ensinar música na educação básica se constrói e reconstrói ao longo do tempo, a partir dos encontros no campo de estágio, com os alunos, as professoras e a escola, do encontro consigo mesmo e dos encontros coletivos de orientação na universidade. Quanto mais encontros no campo de estágio e quanto mais diversificados eles forem, maior parece ser a possibilidade de construir entendimentos mais amplos sobre a função de ensinar música. Por si só, entretanto, os encontros no campo de estágio não são suficientes para transformar a compreensão do estagiário em direção à complexidade do ato de ensinar música, já que as transformações parecem depender da ampliação de saberes e do acionamento de geradores de especificidade do conhecimento profissional docente, que são conduzidos pela orientação. As transformações acontecem ao longo do tempo e emergem da interação entre o espaço de atuação profissional e a universidade. É a partir dos encontros do licenciando com os diferentes sujeitos presentes em sua trajetória como estagiário que a função de ensinar música na educação básica vai sendo compreendida em sua complexidade. ...
Abstract
This Master Dissertation aimed to investigate how the intern of the bachelor degree program in music education construct understandings about the role of teaching music in basic education. More specifically, it aimed to identify the dimensions that characterize the action of teaching music, the knowledge involved in the action of teaching, considering the axes of knowledge and the generators of specificity of teaching knowledge, and possible transformations in the way the role of teaching music ...
This Master Dissertation aimed to investigate how the intern of the bachelor degree program in music education construct understandings about the role of teaching music in basic education. More specifically, it aimed to identify the dimensions that characterize the action of teaching music, the knowledge involved in the action of teaching, considering the axes of knowledge and the generators of specificity of teaching knowledge, and possible transformations in the way the role of teaching music is understood throughout the internship. The Dissertation is based on the studies of Maria do Céu Roldão, which approaches teacher education from the perspective of teaching professionality. The research strategy used was the document analysis, taking as its empirical material the internship portfolio prepared by an intern of a bachelor degree program in music education in Brazil. The eight reports that make up this portfolio – seven observation reports and a final reflective report – were analyzed based on a previously established script and, after categorized, the data were reorganized based on the understanding of the internship as an encounter with the school of basic education, more specifically, a set of encounters: with students, with teachers, with the school and with oneself, which culminate in the encounter with the act of teaching music. From the descriptions, made by the intern, of the actions and interactions of the subjects involved in the processes of teaching in the field of internship, in which elements of the teaching process are incorporated, and from his own actions and reflections, the knowledge recognized, mobilized or produced by him emerged. The dimensions of the action of teaching music are initially recorded in an isolated way, leading to a partial and fragmented understanding of music teaching. Gradually, this fragmented view gives way to a more complete view of the music class, indicating the intern's approach to the complexity of the act of teaching music. This transformation takes place as he becomes familiar with the situations, intensifies his interactions with the subjects and diversifies his experiences in the internship field; and, at the same time, aided by the collective mentoring meetings, expands his knowledge, and begins the development of some of the generators of specificity of professional teaching knowledge: the capacity for mutual incorporation of knowledge, the analytical capacity, and the communicability. Results suggest that the intern's understanding of the function of teaching music in basic education is constructed and reconstructed over time, from the encounters in the internship field, with the students, the teachers and the school, the encounter with himself and the collective mentoring meetings at the university. The more encounters in the internship field and the more diversified they are, the greater seems to be the possibility of building broader understandings about the function of teaching music. By themselves, however, the encounters in the internship field are not enough to transform the intern's understanding towards the complexity of the act of teaching music, since the transformations seem to depend on the expansion of knowledge and the activation of the generators of specificity of professional teaching knowledge, which are driven by the mentoring. The transformations happen over time and emerge from the interaction between the space of professional practice and the university. It is from the meetings of the music student teacher with the different subjects present in his trajectory as an intern that the function of teaching music in basic education is understood in its complexity. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (2877)Música (414)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License