Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas
View/ Open
Date
2022Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de anotações em partituras, realizadas por flautistas, como estratégia de aprendizagem de repertório novo. Além da revisão bibliográfica, e utilizada como fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa tendo como participantes flautistas estudantes e profissionais, atuantes no Brasil e exterior. Foram coletadas partituras anotadas e respostas a um questionário online. Os resultados desta pesquisa p ...
A presente pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de anotações em partituras, realizadas por flautistas, como estratégia de aprendizagem de repertório novo. Além da revisão bibliográfica, e utilizada como fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa tendo como participantes flautistas estudantes e profissionais, atuantes no Brasil e exterior. Foram coletadas partituras anotadas e respostas a um questionário online. Os resultados desta pesquisa permitiram averiguar e avaliar a importância das anotações em partituras enquanto estratégia de aprendizagem para os músicos flautistas. ...
Abstract
The present study aimed to investigate the usage of annotations in music scores made by flutists as learning strategy of new repertoire. In addition to the bibliographic review, and used as a theoretical basis, quali-quantitative research was conducted, having as participants students and professional flutists active in Brazil and abroad. Annotated music scores and responses to an online questionnaire were collected. The results allowed us to investigate and evaluate the importance of annotatio ...
The present study aimed to investigate the usage of annotations in music scores made by flutists as learning strategy of new repertoire. In addition to the bibliographic review, and used as a theoretical basis, quali-quantitative research was conducted, having as participants students and professional flutists active in Brazil and abroad. Annotated music scores and responses to an online questionnaire were collected. The results allowed us to investigate and evaluate the importance of annotations in music scores as a learning strategy for flutists. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Collections
-
Music (414)
This item is licensed under a Creative Commons License