Delineamentos formativos em educação das artes visuais : notas de cadernos de estudo de um professor
View/ Open
Date
2022Author
Type
Title alternative
Formative delineations in visual arts education: notes from a teacher's study notebooks
Delineamientos formativos en la educación en artes visuales: apuntes de los cuadernos de estudio de un docente
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Parte-se da noção de delineamento para afirmar a formação docente em seu caráter de esboço. Sugere-se que, em processos formativos de vida, ao longode trajetórias expressas como linhas emaranhadas (INGOLD, 2015), instaura-se coisasque não apenas representam percursos de aprendizagem, mas propriamente os constituem. Busca-se, em cadernos de estudo e preparação de aulas do autor (2017-2019), as quais priorizaram a experimentação com materiais, indícios de delineamentos formativos em educação das ...
Parte-se da noção de delineamento para afirmar a formação docente em seu caráter de esboço. Sugere-se que, em processos formativos de vida, ao longode trajetórias expressas como linhas emaranhadas (INGOLD, 2015), instaura-se coisasque não apenas representam percursos de aprendizagem, mas propriamente os constituem. Busca-se, em cadernos de estudo e preparação de aulas do autor (2017-2019), as quais priorizaram a experimentação com materiais, indícios de delineamentos formativos em educação das artes visuais que visam sustentar a docência em sua dimensão de criação no cruzamento entre arte e educação ...
Abstract
It starts with the notion of delineation to affirm teacher education in its draft character. It suggeststhat, in formative life processes, alongtrajectories expressed as entangled lines (INGOLD, 2015), things are established that not only represent learning paths, but actually constitute them. In study notebooks and preparation of classes by the author (2017-2019), which prioritized experimentation with materials, we seek evidencesof formative delineations in visual arts education that aim to s ...
It starts with the notion of delineation to affirm teacher education in its draft character. It suggeststhat, in formative life processes, alongtrajectories expressed as entangled lines (INGOLD, 2015), things are established that not only represent learning paths, but actually constitute them. In study notebooks and preparation of classes by the author (2017-2019), which prioritized experimentation with materials, we seek evidencesof formative delineations in visual arts education that aim to sustain teaching in its creative dimension at the crossover between art and education. ...
Resumen
Se parte de la noción de delineamiento para afirmar la formación docente en su carácter de croquis. Se sugiere que, en los procesos formativos de vida, a lo largode trayectorias expresadas como una maraña de líneas (INGOLD, 2015), se establecen cosas que no solo representan caminos de aprendizaje, sino que los constituyen. En los cuadernos de estudio y preparación de clases del autor (2017-2019), que priorizaron la experimentación con materiales, buscamos evidencias de delineamientos formativos ...
Se parte de la noción de delineamiento para afirmar la formación docente en su carácter de croquis. Se sugiere que, en los procesos formativos de vida, a lo largode trayectorias expresadas como una maraña de líneas (INGOLD, 2015), se establecen cosas que no solo representan caminos de aprendizaje, sino que los constituyen. En los cuadernos de estudio y preparación de clases del autor (2017-2019), que priorizaron la experimentación con materiales, buscamos evidencias de delineamientos formativos en la educación de las artes visuales que pretenden sustentar la enseñanza en su dimensión creativa en el cruce entre arte y educación. ...
In
GEARTE : revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Vol. 9 (2022), 19 f.
Source
National
Collections
-
Journal Articles (42018)Humanities (7279)
This item is licensed under a Creative Commons License
