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dc.contributor.advisorGarcia, Elisete Enir Bernardipt_BR
dc.contributor.authorTonini, Raquelpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-11T05:06:49Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254704pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa visou investigar as memórias de professoras, em uma escola municipal de São Leopoldo, que presenciaram a transição do Projeto Mais Educação (PME) para o Programa Novo Mais Educação (PNME) e suas contribuições para a educação integral. Como objetivo, buscou-se verificar em que aspectos as mudanças dos programas governamentais de ampliação na jornada das aulas são destacadas pelas educadoras como efetivas para a aprendizagem e o desenvolvimento social do indivíduo, visando compreender os impactos ocasionados aos educandos com as mudanças e com a extinção do Programa. A proposta inicial do Programa Mais Educação está embasada principalmente na melhora contínua orientada para uma formação integral do indivíduo, enquanto o Programa Novo Mais educação, nas suas intenções, busca dar mais ênfase ao estudo das disciplinas de português e da matemática, e por isso, vem sofrendo duras críticas de profissionais da área, devido a isso, a necessidade da pesquisa. A metodologia aplicada no trabalho foi a do estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas com os professores, para que pudessem narrar os fatos positivos e negativos sobre a mudança no Programa Mais Educação. Na pesquisa, descobrimos que não houve adesão ao Programa Novo Mais Educação, pois conforme os docentes o PNME era muito mais restrito que o Programa Mais educação (PME).Diante do exposto, se fez necessário investigar, na prática, o que professores relatam sobre a questão, e se essa mudança no programa promoveu implicações para a questão da formação integral do indivíduo, que é um dos objetivos fundamentais da educação nacional segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, assim como da própria Constituição Federal de 1988.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Novo Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscola pública : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleO Programa Mais Educação : uma experiência de escola pública de São Leopoldo/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Adiel Philipe Leão dapt_BR
dc.identifier.nrb001162379pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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