O Programa Mais Educação : uma experiência de escola pública de São Leopoldo/RS
dc.contributor.advisor | Garcia, Elisete Enir Bernardi | pt_BR |
dc.contributor.author | Tonini, Raquel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-11T05:06:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254704 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visou investigar as memórias de professoras, em uma escola municipal de São Leopoldo, que presenciaram a transição do Projeto Mais Educação (PME) para o Programa Novo Mais Educação (PNME) e suas contribuições para a educação integral. Como objetivo, buscou-se verificar em que aspectos as mudanças dos programas governamentais de ampliação na jornada das aulas são destacadas pelas educadoras como efetivas para a aprendizagem e o desenvolvimento social do indivíduo, visando compreender os impactos ocasionados aos educandos com as mudanças e com a extinção do Programa. A proposta inicial do Programa Mais Educação está embasada principalmente na melhora contínua orientada para uma formação integral do indivíduo, enquanto o Programa Novo Mais educação, nas suas intenções, busca dar mais ênfase ao estudo das disciplinas de português e da matemática, e por isso, vem sofrendo duras críticas de profissionais da área, devido a isso, a necessidade da pesquisa. A metodologia aplicada no trabalho foi a do estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas com os professores, para que pudessem narrar os fatos positivos e negativos sobre a mudança no Programa Mais Educação. Na pesquisa, descobrimos que não houve adesão ao Programa Novo Mais Educação, pois conforme os docentes o PNME era muito mais restrito que o Programa Mais educação (PME).Diante do exposto, se fez necessário investigar, na prática, o que professores relatam sobre a questão, e se essa mudança no programa promoveu implicações para a questão da formação integral do indivíduo, que é um dos objetivos fundamentais da educação nacional segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, assim como da própria Constituição Federal de 1988. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Programa Mais Educação | pt_BR |
dc.subject | Programa Novo Mais Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Escola pública : Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title | O Programa Mais Educação : uma experiência de escola pública de São Leopoldo/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Adiel Philipe Leão da | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001162379 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)