Um estudo sobre a funcionalidade, potencialidade e dificuldades vividas e sentidas pelos gestores, docentes e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) : experiência de uma escola pública
dc.contributor.advisor | Garcia, Elisete Enir Bernardi | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Alessandra Caetano da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-11T05:06:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254674 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa desenvolveu um estudo a sobre a Educação de Jovens e Adultos, levantando informações para conhecermos melhor o perfil do público-alvo, bem como o funcionamento de uma escola que atende na modalidade EJA, com seus desafios e dificuldades. A pesquisa foi realizada em uma escola no município de São Leopoldo/RS e, como procedimentos metodológicos, buscou suporte na dimensão da pesquisa qualitativa de modo exploratório (pesquisa documental, observação participante, questionário e entrevista em forma de conversa com os discentes; entrevista com os docentes) e revisão bibliográfica. Os teóricos que embasaram as pesquisa foram: Paulo Freire, Miguel Arroyo, Moacir Gadotti e Elisete E. Bernardi Garcia. Essa pesquisa visou contribuir para reflexões sobre a importância da modalidade de ensino na formação social dos estudantes, as práticas escolares, metodologias mais assertivas e atrativas, especificidades, e a necessidade de políticas públicas voltada para esse público, para que, de fato, esses cidadãos possam se sentir inseridos na sociedade. A pesquisa traz resultados que endossam a necessidade de melhorias na educação de jovens e adultos, mediante ações conjuntas entre sociedade civil e Estado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research work developed a study on Youth and Adult Education, gathering information to better understand the profile of the target audience, as well as the functioning of a school that serves the EJA modality, with its challenges and difficulties. The research was carried out in a school in the city of São Leopoldo/RS and, as methodological procedures, sought support in the dimension of qualitative research in an exploratory way (documentary research, participant observation, questionnaire and interview in the form of a conversation with the students; interview with teachers) and bibliographic review. The theorists who supported the research were: Paulo Freire, Miguel Arroyo, Moacir Gadotti and Elisete E. Bernardi Garcia. This research aimed to contribute to reflections on the importance of the teaching modality in the social formation of students, school practices, more assertive and attractive methodologies, specificities, and the need for public policies aimed at this public, so that, in fact, these citizens can feel included in society. The research brings results that endorse the need for improvements in youth and adult education, through joint actions between civil society and the State. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | EJA modality | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Public school | en |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Public policies | en |
dc.title | Um estudo sobre a funcionalidade, potencialidade e dificuldades vividas e sentidas pelos gestores, docentes e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) : experiência de uma escola pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Paulo Sergio da | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001162320 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)