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dc.contributor.advisorGarcia, Elisete Enir Bernardipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alessandra Caetano dapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-11T05:06:05Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254674pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa desenvolveu um estudo a sobre a Educação de Jovens e Adultos, levantando informações para conhecermos melhor o perfil do público-alvo, bem como o funcionamento de uma escola que atende na modalidade EJA, com seus desafios e dificuldades. A pesquisa foi realizada em uma escola no município de São Leopoldo/RS e, como procedimentos metodológicos, buscou suporte na dimensão da pesquisa qualitativa de modo exploratório (pesquisa documental, observação participante, questionário e entrevista em forma de conversa com os discentes; entrevista com os docentes) e revisão bibliográfica. Os teóricos que embasaram as pesquisa foram: Paulo Freire, Miguel Arroyo, Moacir Gadotti e Elisete E. Bernardi Garcia. Essa pesquisa visou contribuir para reflexões sobre a importância da modalidade de ensino na formação social dos estudantes, as práticas escolares, metodologias mais assertivas e atrativas, especificidades, e a necessidade de políticas públicas voltada para esse público, para que, de fato, esses cidadãos possam se sentir inseridos na sociedade. A pesquisa traz resultados que endossam a necessidade de melhorias na educação de jovens e adultos, mediante ações conjuntas entre sociedade civil e Estado.pt_BR
dc.description.abstractThis research work developed a study on Youth and Adult Education, gathering information to better understand the profile of the target audience, as well as the functioning of a school that serves the EJA modality, with its challenges and difficulties. The research was carried out in a school in the city of São Leopoldo/RS and, as methodological procedures, sought support in the dimension of qualitative research in an exploratory way (documentary research, participant observation, questionnaire and interview in the form of a conversation with the students; interview with teachers) and bibliographic review. The theorists who supported the research were: Paulo Freire, Miguel Arroyo, Moacir Gadotti and Elisete E. Bernardi Garcia. This research aimed to contribute to reflections on the importance of the teaching modality in the social formation of students, school practices, more assertive and attractive methodologies, specificities, and the need for public policies aimed at this public, so that, in fact, these citizens can feel included in society. The research brings results that endorse the need for improvements in youth and adult education, through joint actions between civil society and the State.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEJA modalityen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.titleUm estudo sobre a funcionalidade, potencialidade e dificuldades vividas e sentidas pelos gestores, docentes e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) : experiência de uma escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Paulo Sergio dapt_BR
dc.identifier.nrb001162320pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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